You are currently viewing Ciências da Natureza – PLANTAS: CLOROFILA – FOTOSSÍNTESE

Ciências da Natureza – PLANTAS: CLOROFILA – FOTOSSÍNTESE

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 20/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM?
ELAS SE ALIMENTAM COMO NÓS, SERES HUMANOS?
E O QUE É FOTOSSÍNTESE? 

NESSA PROPOSTA VAMOS CONHECER MAIS SOBRE O REINO DAS PLANTAS!


COMO NOS ALIMENTAMOS?
POR QUE SE ALIMENTAR É IMPORTANTE?

SISTEMA DIGESTÓRIO

O CORPO HUMANO POSSUI DIFERENTES ÓRGÃOS INTERNOS, CADA UM COM UMA FUNÇÃO. ISSO PERMITE COM QUE NOSSO ORGANISMO FUNCIONE CORRETAMENTE.

O SISTEMA DIGESTÓRIO É COMPOSTO POR VÁRIOS DESSES ÓRGÃOS. ELE É RESPONSÁVEL PELA TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE INGERIMOS EM SUBSTÂNCIAS BEM PEQUENAS, FAZENDO COM QUE SEUS NUTRIENTES SEJAM LEVADOS PELO SANGUE A TODO O NOSSO CORPO. DEPOIS DISSO, O QUE NÃO TEM UTILIDADE PARA O ORGANISMO É ELIMINADO PELAS FEZES.

A ESSE PROCESSO, DAMOS O NOME DE DIGESTÃO. GRAÇAS A ELA, TEMOS ENERGIA PARA BRINCARMOS, ESTUDARMOS, ENFIM, PARA FAZERMOS AS NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS.

EscolaKids.Sistema digestório. Disponível em: https://bit.ly/3jdxLvl acesso em 28, set. 2020

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO:

Corpo humano – sistema digestório – Estômago e Intestino

AGORA QUE SABEMOS UM POUCO MAIS SOBRE O PROCESSO DIGESTIVO DOS SERES HUMANOS CHEGOU A HORA DE REFLETIRMOS SOBRE O PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO DOS OUTROS SERES VIVOS.

PENSE: COMO OS ANIMAIS SE ALIMENTAM? SERÁ QUE ACONTECE COM ELES O MESMO QUE ACONTECE COM A GENTE?

E AS PLANTAS?
ELAS SE ALIMENTAM?
NOS ALIMENTAMOS PELA BOCA, E AS PLANTAS?
ELAS TÊM BOCA?
COMO SERÁ QUE AS PLANTAS SE ALIMENTAM?

NO CADERNO, DESENHE, CONFORME SUAS HIPÓTESES, A FORMA COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM.

AGORA, ASSISTA  ASSISTA AGORA AO EPISÓDIO VERDES FOLHAS DE  O SHOW DA LUNA! E AO FINAL, COMPARE O EXPERIMENTO DA LUNA COM O SEU DESENHO:

VOCÊ NOTOU ALGUMA SEMELHANÇA OU DIFERENÇA ENTRE A SUA HIPÓTESE E O EXPERIMENTO FEITO PELA LUNA? QUAL? REGISTRE EM SEU CADERNO.


RECEBER LUZ É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS, ESPECIALMENTE PARA OS VEGETAIS, QUE DEPENDEM DELA O TEMPO TODO.


PERGUNTAS

QUESTÃO 1
QUAL A GRANDE FONTE DE LUZ PARA OS VEGETAIS?

QUESTÃO 2
POR QUE A LUZ É TÃO IMPORTANTE PARA AS PLANTAS?

QUESTÃO 3
O QUE ACONTECE COM AS PLANTAS QUANDO NÃO RECEBEM LUZ?


ASSITA AO PROGRAMA CONEXÃO ESCOLA – FOTOSSÍNTESE – BLOCO1

Fotossíntese – Ensino Fundamental – Ed Ambiental e Saúde – Anos Iniciais Bl 01- 20 outubro 2020

Referências:Portal do Professor. Plantas: fotossíntese. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21549> acesso em 28, set. 2020.
EscolaKids.Sistema digestório. Disponível em: <https://bit.ly/3jdxLvl> acesso em 28, set. 2020.
Fotossíntese. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/fotossíntese/482209>. Acesso em: 29 de setembro de 2020.
Habilidades(EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por meio da fotossíntese.
(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
(GO-EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos.
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. 
(GO-EF02CI11) Investigar a importância do ar e do solo para a manutenção da vida de plantas em geral. 
Objetos do ConhecimentoCadeias e teias alimentares simples
FotossínteseSeres vivos no ambiente
Características dos seres vivos
Características de plantas e animais
Plantas: água, luz, ar e solo para as plantas