Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 20/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.
COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM?
ELAS SE ALIMENTAM COMO NÓS, SERES HUMANOS?
E O QUE É FOTOSSÍNTESE?
NESSA PROPOSTA VAMOS CONHECER MAIS SOBRE O REINO DAS PLANTAS!
COMO NOS ALIMENTAMOS?
POR QUE SE ALIMENTAR É IMPORTANTE?
SISTEMA DIGESTÓRIO
O CORPO HUMANO POSSUI DIFERENTES ÓRGÃOS INTERNOS, CADA UM COM UMA FUNÇÃO. ISSO PERMITE COM QUE NOSSO ORGANISMO FUNCIONE CORRETAMENTE.
O SISTEMA DIGESTÓRIO É COMPOSTO POR VÁRIOS DESSES ÓRGÃOS. ELE É RESPONSÁVEL PELA TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE INGERIMOS EM SUBSTÂNCIAS BEM PEQUENAS, FAZENDO COM QUE SEUS NUTRIENTES SEJAM LEVADOS PELO SANGUE A TODO O NOSSO CORPO. DEPOIS DISSO, O QUE NÃO TEM UTILIDADE PARA O ORGANISMO É ELIMINADO PELAS FEZES.
A ESSE PROCESSO, DAMOS O NOME DE DIGESTÃO. GRAÇAS A ELA, TEMOS ENERGIA PARA BRINCARMOS, ESTUDARMOS, ENFIM, PARA FAZERMOS AS NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
EscolaKids.Sistema digestório. Disponível em: https://bit.ly/3jdxLvl acesso em 28, set. 2020
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO:
AGORA QUE SABEMOS UM POUCO MAIS SOBRE O PROCESSO DIGESTIVO DOS SERES HUMANOS CHEGOU A HORA DE REFLETIRMOS SOBRE O PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO DOS OUTROS SERES VIVOS.
PENSE: COMO OS ANIMAIS SE ALIMENTAM? SERÁ QUE ACONTECE COM ELES O MESMO QUE ACONTECE COM A GENTE?
E AS PLANTAS?
ELAS SE ALIMENTAM?
NOS ALIMENTAMOS PELA BOCA, E AS PLANTAS?
ELAS TÊM BOCA?
COMO SERÁ QUE AS PLANTAS SE ALIMENTAM?
NO CADERNO, DESENHE, CONFORME SUAS HIPÓTESES, A FORMA COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM.
AGORA, ASSISTA ASSISTA AGORA AO EPISÓDIO VERDES FOLHAS DE O SHOW DA LUNA! E AO FINAL, COMPARE O EXPERIMENTO DA LUNA COM O SEU DESENHO:
VOCÊ NOTOU ALGUMA SEMELHANÇA OU DIFERENÇA ENTRE A SUA HIPÓTESE E O EXPERIMENTO FEITO PELA LUNA? QUAL? REGISTRE EM SEU CADERNO.
RECEBER LUZ É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS, ESPECIALMENTE PARA OS VEGETAIS, QUE DEPENDEM DELA O TEMPO TODO.
PERGUNTAS
QUESTÃO 1
QUAL A GRANDE FONTE DE LUZ PARA OS VEGETAIS?
QUESTÃO 2
POR QUE A LUZ É TÃO IMPORTANTE PARA AS PLANTAS?
QUESTÃO 3
O QUE ACONTECE COM AS PLANTAS QUANDO NÃO RECEBEM LUZ?
ASSITA AO PROGRAMA CONEXÃO ESCOLA – FOTOSSÍNTESE – BLOCO1
Referências: | Portal do Professor. Plantas: fotossíntese. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21549> acesso em 28, set. 2020. EscolaKids.Sistema digestório. Disponível em: <https://bit.ly/3jdxLvl> acesso em 28, set. 2020. Fotossíntese. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/fotossíntese/482209>. Acesso em: 29 de setembro de 2020. |
Habilidades | (EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por meio da fotossíntese. (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. (GO-EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos. (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (GO-EF02CI11) Investigar a importância do ar e do solo para a manutenção da vida de plantas em geral. |
Objetos do Conhecimento | Cadeias e teias alimentares simples FotossínteseSeres vivos no ambiente Características dos seres vivos Características de plantas e animais Plantas: água, luz, ar e solo para as plantas |