You are currently viewing Planeta Terra, Minha Casa

Planeta Terra, Minha Casa

Olá, tudo bem? Você sabe o que é Meio Ambiente? Você sabia que a relação que estabelecemos com o meio ambiente é muito importante para a existência da vida no nosso planeta? Você será desafiado a pesquisar e refletir sobre ações que podem auxiliar a termos uma relação saudável com o lugar em que vivemos. Vamos lá?


As histórias em quadrinhos são narrativas que utilizam diversos recursos como: balões para a construção de sentido, imagens, onomatopeias. Observe as tirinhas abaixo:

https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/turma-monica-planta-arvores-acompanhar-online/(Tirinha: Chico Bento – Árvore da esperança. Site: Ciclovivo)

Assista o vídeo com atenção e responda:

“Turma da Mônica cuidando do Meio Ambiente” – Canal: Frank e Sustentabilidade – https://www.youtube.com/watch?v=mJ8nISBlqvE

Gostou do vídeo? Percebeu quantas dicas legais a Turminha da Mônica apresentou para cuidarmos melhor do nosso planeta?

Agora, observe a tirinha abaixo:

http://www.recicloteca.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Marcelinho-Sustent–vel-21.jpg
(Tirinha: Marcelinho, novo personagem da Turma da Mônica ligado à sustentabilidade. Site: Recicloteca)

O Marcelinho inventou um novo super herói para cuidar do meio ambiente. Crie você também o seu super herói. Imagine quais super poderes ele pode ter e como pode ajudar os humanos a preservar a natureza. Invente um vilão também. Depois crie uma história em quadrinhos com a sua história.



OBJETOS DE CONHECIMENTOPortuguês: Leitura de imagens em narrativas visuais: Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas
HABILIDADES:(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéias).

PROPONENTES/ PROFESSORESLiliane Tosta Costa
Carolina do Carmo Castro (GEREFU)
INSTITUIÇÃOE.M. Pedro Gomes de Menezes

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Ética e Cidadania