You are currently viewing Pirâmide Financeira, dinheiro fácil existe?

Pirâmide Financeira, dinheiro fácil existe?

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 05/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta atividade conversaremos sobre um assunto que atrai muitas pessoas: a promessa de dinheiro por meio de um trabalho fácil com lucratividade alta, que na verdade esconde um crime chamado de pirâmide financeira.

Você sabe o que é uma Pirâmide Financeira? E como Identificá-la?



Sempre desconfie desse tipo de trabalho, onde se ganha para indicar mais pessoas. 

Mas porque esse nome pirâmide?

Pirâmide não é um tipo de sólido geométrico? Daquelas que tem no Egito, umas das sete maravilhas do mundo?


Sim pirâmide é um sólido geométrico, um poliedro!

Pirâmide com base triangular, quadrangular, pentagonal e hexagonal, que se unem por meio de arestas a um só vértice equidistante. Veja:


Vou te contar porquê desse nome Pirâmide Financeira?



ATIVIDADE 1:

Assista ao vídeo da Nath para entender melhor sobre Pirâmide Financeira: 

“PIRÂMIDES FINANCEIRAS NO BRASIL/ NATH FINANÇAS” – Canal: Nath Finanças – Link: https://www.youtube.com/watch?v=QBKaOp9M4uo

Viu o quanto pode ser arriscado se aventurar em promessas de trabalho com salários acima que o mercado oferece, sem muito esforço, horários flexíveis, ou investimentos com alta rentabilidade, premiações para indicar amigos!!! Não caia nessa, desconfie desse tipo de proposta! 

O principal objetivo desses esquemas é atrair quem quer ganhar dinheiro rápido e fácil: há esquemas que oferecem rendimento de até 2% ao dia. Algumas disfarçam mais, e oferecem rendimento um pouco menores, de 20% ao mês. Sendo que, investimentos legais não tem uma rentabilidade alta assim.

Veja alguns exemplos para esclarecer melhor o assunto:



O Procon Goiás apresenta orientações para não cair nesse tipo de golpe: 


ATIVIDADE 2:

Faça uma pesquisa sobre os seguintes tipos de pirâmide a seguir e defina para cada uma delas: a forma da base, a quantidade de faces e arestas. Indique o que todas têm de semelhante.

Pirâmide Triangular

Pirâmide Quadrangular

Pirâmide Pentagonal

Pirâmide Hexagonal


Assista a íntegra do programa veiculado na TV:


COMPONENTEHABILIDADES
Matemática(EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA17-B) Reconhecer e resolver problemas que envolvam as relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides e desenvolver a percepção espacial.

Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 6º ano