You are currently viewing Educação Física – Pingcopo: tênis de mesa com materiais alternativos

Educação Física – Pingcopo: tênis de mesa com materiais alternativos

Olá, tudo bem?   Já ouviu falar em tênis de mesa? E tênis de mesa com copos? Ficou curioso, acompanhe essa experiência!


Olá! Como vão?

Vocês gostam de brincar e se divertir com jogos? Ora, quem não gosta, não é mesmo? Ainda mais nesta situação de distanciamento que estamos vivendo, onde não podemos encontrar nossos colegas com quem acostumamos brincar! Por conta disso, preparamos, hoje uma atividade de tênis de mesa adaptado o PingCopo, que dá para você fazer aí na sua casa ou mesmo mudá-lo para adaptar à situação que você tem. 

Ah, só que antes de mostrarmos como será essa atividade vamos ver como é o jogo Tênis de Mesa, acompanhe o vídeo a seguir:

“Regras- tênis de mesa” Canal: Jasem Michel – https://youtu.be/piPrD2j-4OA

Viu que interessante o jogo, mas como o tênis de mesa é um jogo popular esse sofreu muitas variações nas suas regras e você pode fazer as adaptações que achar necessário ou mais interessante.

 Vamos ver uma forma que podemos praticar ele em casa com materiais que geralmente seriam descartados? Você precisará de uma superfície lisa como uma mesa, recipientes plásticos, fita e uma bolinha (que pode ser aquela do desodorante rolon). O objetivo do jogo com materiais alternativos é divertir, socializar, desenvolver vários movimentos, a criatividade, além de colaborar com o meio ambiente aproveitando recipientes plásticos e bolinhas de desodorantes que iriam para o lixo.

Atividade 1:

 Veja no exemplo do Pingcopo no vídeo a seguir:

https://www.instagram.com/p/CB8TRmlnHL3/?igshid=12aj4nkmulavc

Pingcopo. Canal educação_fisica_escolar. INSTAGRAM

Gostou? Então agora, vá experimentar e se divertir com essa dica!


Saiba Mais | Referências:

“Tênis de mesa ou Ping Pong. Sugestões de prática na educação física escolar.” Canal: Educação Física Escolar Professor Marosi – https://www.youtube.com/watch?v=2VBEmuaiBKM

“Explicações ( Basicas ) De Como Jogar Tênis De Mesa” Canal: TenisdeMesa CasaVerde – https://www.youtube.com/watch?v=6KVHeqA9jQU

Objeto de ConhecimentoJogos populares
Habilidades(GO- EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e a brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.

Proponentes/ Professores:Adriana Arruda Santos da Silva, Kelen Cristine Lopes dos Santos, Tchérina de Castro Rodrigues
Instituição Educacional:Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E 5º ano – Corpo, Expressão e Movimento