Olá! Hoje nós vamos aprender a fazer música utilizando o nosso corpo.
Você sabia que podemos produzir uma variedade de sons utilizando o nosso corpo?
Pois é verdade, antes mesmo da existência dos instrumentos musicais o homem já conseguia tirar som utilizando o próprio corpo batendo os pés e as mãos para fazer música.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo abaixo e descubra os sons que podemos fazer com a boca.
E aí? Gostou da brincadeira? Você já tinha feito esses sons com a boca? Tente reproduzir os sons e relate ao seu responsável a sua experiência.
ATIVIDADE 2
Agora vou propor um desafio maior. Que tal? Vamos brincar de Yapo produzindo diferentes sons com o corpo para acompanhar a música.
Você percebeu que cada parte do corpo produz um som diferente? Conseguiu perceber também que houve mudanças na intensidade do som (som fraco/som forte) conforme a força empregada? E que houve mudança no andamento (lento/rápido) e na altura da música (agudo/grave)?
ATIVIDADE 3
Você sabe o que é Catira?
A Catira ou Cataretê é uma dança coletiva do folclore brasileiro muito popular nas regiões sudeste e centro-oeste. Ela é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música produzida por um instrumento musical chamado viola caipira.
Assista ao vídeo abaixo e conheça a Catira.
Já tinha assistido alguma apresentação dessa dança? O que você mais gostou na apresentação da dança Catira?
ATIVIDADE 4
Agora, escolha a brincadeira que você mais gostou, convide seus responsáveis e faça uma apresentação explorando os sons do corpo para acompanhar a música e/ou brincadeira. Divirta-se!
Até mais!
Objeto de Conhecimento | Sons corporais e sons do ambiente Brinquedos e jogos musicais e canções de diferentes matrizes estéticas e culturais. Patrimônio e memória cultural, material e imaterial do Brasil |
Habilidades | (GO-EF02AR37) Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e no próprio corpo, como instrumentos de prática musical. (GO-EF02AR24) Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e história de diferentes matrizes estéticas e culturais. GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, especialmente da cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, ampliando o vocabulário e repertório relativos à linguagem musical e às diferentes linguagens artísticas. |
Proponentes/ Professores: | Alessandro de Oliveira Branco |
Instituição Educacional: | Escola Municipal José Carlos Pimenta |
CRE: | Maria Helena B. Bretas |