You are currently viewing Patrimônio histórico: nossa riqueza

Patrimônio histórico: nossa riqueza

Sabia que assim como as pessoas, os lugares também têm sua história? Convido você a conhecer melhor o local onde vivemos e nosso patrimônio histórico! O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.

(Trecho do texto retirado do site: https://www.todamateria.com.br/patrimonio-historico/)

Para melhor compreender vamos assistir ao vídeo:

“Bens materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL?”Canal:Vários Nadas – https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4

Bens materiais e Imateriais – O que é patrimônio cultural e natural?

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4

Agora que você já sabe o que é patrimônio histórico, vamos conhecer o patrimônio local da nossa cidade?  Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av. Goiás, de 1942. O estilo art déco inspirou os primeiros prédios da capital.

(Trecho do texto retirado do site: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/361/)
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Goi%C3%A2nia)  
    (fonte: http://www.ipatrimonio.org/goiania-relogio-da-av-goias)
(Fonte: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/158310/t/estilo-art-deco-comemora-85-anos-de-sobrevivencia-em-goiania

Vamos fazer uma visita ao museu virtual e conhecer mais monumentos de nossa cidade. 

Acesse o link: http://www.seduce.go.gov.br/museuvirtual/

Converse com sua família sobre o que você viu no museu. 

Atividade: 1

Registre no seu caderno suas descobertas. 

Você já conhecia algum dos patrimônios históricos apresentados? 

Você gostou da visita ao museu virtual?  O que você achou mais interessante? 

O que poderia ser feito para preservar o patrimônio histórico da cidade? 

Atividade: 2

Agora, continuando nossa “expedição” pelo museu virtual, e apreciação das fotografias expostas na aula anterior e de tais edificações. Escolha apenas uma edificação (dê preferência a edificações tombadas) e depois faça seu desenho de observação (croquis). Não deixe de registrar em seu caderno. Conto com vocês para a produção belos desenhos.


Saiba Mais | Referências:Como cuidar do patrimônio público e preservá-lo?Assista ao vídeo: Cuidando com o patrimônio público com a Turma da Mônica.

“CUIDADO COM O PATRIMÔNIO PUBLICO – TURMA DA MONICA” Canal: Frank Dias Ferreira – https://www.youtube.com/watch?v=4d1gdWcCyAU

Objeto de Conhecimento Patrimônio histórico do município; História local: memória, arquitetura e aspectos culturais, políticos e sociais. 
Contextos e Práticas: Patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.
Componente curricular: História /Arte
Habilidades
EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.(GO-EF03HI04-A) Reconhecer a importância da preservação do patrimônio histórico da comunidade e do município, de forma ética e consciente.
(GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, com foco no estado de Goiás, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Proponentes/ Professores:Raphaella Azevedo de Rezende Galdino. Núria Gonzaga da Silva Oliveira. 
Instituição Educacional:Escola Municipal Eva Vieira de Almeida. 
CRE:Jarbas Jayme.

Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Turma C  – 3º ano – Ética e Cidadania