Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental.
SABEMOS QUE O ALFABETO COMPLETO DA LÍNGUA PORTUGUESA É COMPOSTO POR VINTE E SEIS LETRAS, DIVIDIDAS EM VOGAIS E CONSOANTES. AS DIVERSAS LETRAS DO ABECEDÁRIO PODEM SER ESCRITAS DE FORMA MINÚSCULA OU MAIÚSCULA.
Disponível em: Dados de madeira com letras entre as páginas de um livro. | Foto Grátis (freepik.com)
ASSISTA A VIDEOAULA E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE TEMA:
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS?
QUESTÃO 1
QUE LEGAL! VAMOS VER SE VOCÊ CONHECE TODAS AS LETRAS DO SEU NOME? PINTE CADA LETRA DE UMA COR BEM BONITA.
A | N | X | O | M | R | G | I |
H | T | B | P | C | Y | S | F |
W | J | Q | K | Z | D | L | * |
AGORA, ESCREVA SEU NOME:
ESCREVA O NOME DE DOIS COLEGAS DA SUA SALA:
QUESTÃO 2
VAMOS RELER A PARLENDA ABAIXO E, EM SEGUIDA, PINTE TODAS AS PALAVRAS QUE CONTÊM A LETRA “C”
“CORRE CUTIA,
NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ,
NA CASA DA AVÓ.
LENCINHO NA MÃO,
CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA,
DO MEU CORAÇÃO…
UM, DOIS, TRÊS!”
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Habilidade: | (EF15LP02) estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) localizar informações explícitas em textos. (GO-EF01LP40) reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita. (EF01LP02) escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. (EFF01LP03) observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. (GO-EF01LP37) reconhecer que letras representam sons e que as combinações das mesmas formam sílabas e palavras. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1.Alfabetização. I. Santos, Carmi Ferraz. II. Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título. Caderno de orientações: Parlendas. São Paulo, 2011. 24p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 12). |