You are currently viewing Pare, olhe e siga as regras de segurança!

Pare, olhe e siga as regras de segurança!

(Recorte tirado da página da Turma da Mônica: ensina cidadania e ética para crianças https://  simplicidadedascoisas.wordpress)


Você conhece as principais regras de trânsito? Assista ao vídeo a seguir e aprenda sobre essas regras tão importantes.

Canal: DetranSP. Youtube-“Pare, olhe e siga as regras de segurança!”https://www.youtube.com/watch?v=XBmpHyiTVA4

HISTÓRIA EM QUADRINHOS     

 Ao falarmos sobre histórias em quadrinhos, lembramos daquelas fantásticas e divertidas histórias trazidas pelos gibis, não é verdade?
Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. O objetivo maior é o entretenimento e o humor, mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros. (Texto: História em quadrinhos. Site: Escola kids)

https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm

Que tal assistir um vídeo que apresenta a diferença entre história em quadrinhos e tirinhas?

 Canal: Professora Jenyfer. Youtube-“História em quadrinhos e tirinhas – Diferenças e semelhanças”https://www.youtube.com/watch?v=hGbxyWWNOJs

Gostou do vídeo? Agora vamos fazer uma atividade bem legal!!

Vivemos em uma sociedade e temos direitos e deveres. Usar a “lei do mais esperto” está correto? É ético passar o outro para trás? Represente no seu caderno através de uma tirinha ou de uma história em quadrinhos a atitude que seria correta na situação representada na tirinha da Turma da Mônica?

Até breve!

Para saber mais:

(Texto: Charge, cartum, tirinha e caricatura: entenda as diferenças)

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Leitura de imagens em narrativas visuais:
Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas
HABILIDADES:(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).