You are currently viewing Paradigma Esporte e Saúde: alternativas em tempos de pandemia

Paradigma Esporte e Saúde: alternativas em tempos de pandemia

Olá! Hoje vamos explorar a relação entre esporte e saúde buscando compreender seus conceitos e observar as condições em que o esporte culmina em benefícios para a saúde e qualidade de vida e/ou quando lhes apresenta riscos. Estaremos também pensando alternativas para que, em momentos de crise de saúde pública como o que vivemos agora, possamos pensar na prática esportiva de modo a garantir segurança aos praticantes.

Atividade 1:

Façamos a leitura do trecho relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde que trata do conceito ampliado de saúde, elencando as condições que levam à compreensão de saúde.

Dentre os diversos avanços propiciados pela 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) de 1986, um dos mais importantes é o chamado Conceito Ampliado de Saúde.

Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, acesso a serviços de saúde, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra. A saúde não é um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas (Anais da 8a CNS, 1986).

Disponível em: LINK

Atividade 2

1. Escreva, em seu caderno, a sua compreensão, acerca do termo Esporte.

2. Assista e analise o vídeo abaixo. Nele há indicações e características que auxiliam na compreensão do conceito de esporte:

O que é esporte? – Canal oioi oioi – YouTube

• Após assistir ao vídeo, cheque suas anotações e verifique quais pontos da sua compreensão sobre esporte se relacionam às informações do vídeo. Posteriormente, construa um quadro de informações que lhe permita expressar o conceito de esporte com base no que é tratado no vídeo.

Atividade 3:

Em suas anotações escreva suas impressões sobre a relação entre esporte e saúde respondendo à questão: Esporte é sinônimo de saúde? Posteriormente, assista aos vídeos abaixo:

Vídeo 1. Canal BemStar com Prof. Marcio Atalla

Video 2. Canal Saúde na Rotina com o professor Diego Paladini

Após Assistir aos vídeos, retome suas anotações e analise o que pode ser alterado nelas com base no conhecimento adquirido com o conteúdo assistido. Tome as seguintes questões como norteadoras:

Existem variáveis para que o esporte seja capaz de promover saúde? Quais são elas? Em quais condições é possível falar em uma relação positiva entre esporte e saúde?

Atividade 4

Leia o texto neste link clicando aqui. Ele trata dos impactos da pandemia de Covid-19 no universo do esporte.

Considerando que a Pandemia de Covid-19 alterou drasticamente os espaços públicos e/ou privados para a prática de esportes, inclusive as atividades escolares onde tal elemento da cultura corporal de movimento é contemplado de formas adaptadas, eis a hora de propor e vivenciar com sua família alternativas adaptadas de esporte. Não se esqueça de propor um local seguro para essa prática tampouco o necessário distanciamento social. Considere espaços internos de casa mesmo para fins de movimentação, diversão e vivência coletiva. A questão chave é ADAPTAÇÃO conforme pontuado no vídeo 2 da atividade 3. Por fim, registre sua atividade pontuando a partir de qual modalidade esportiva fez adaptações e quais sensações e valores tal atividade promoveu. Se possível, registre sua atividade com ilustrações ou fotografias.

Saiba Mais / Referências:

Futsal: jogo pré desportivo adaptado:

FUTSAL – Jogo pré desportivo com fundamentos – Canal Vivendo a Educação Física – YouTube

Ideias de esporte adaptado em casa:

Educação física em casa. Esportes de precisão – Canal Educação Física Descomplicada – YouTube

Esporte da escola x Esporte na Escola: disponível aqui

Futebol em tempos de Pandemia: disponível aqui

Objeto de Conhecimento  Tornar o esporte uma pratica diária
Componente CurricularEducação Física
Habilidades(EF67EF07) Propor e produzir alternativas para experimentação e prática dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola. (EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).
Proponentes/ Professores:Prof. Ms. Aline Flavia Valgas
Prof. Silvia Salete Ozelame
Instituição Educacional:E.M. Castorina Bittencourt Alves
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Corpo, Expressão e Movimento