You are currently viewing Ouvindo música ontem e hoje.

Ouvindo música ontem e hoje.

Olá! Ao observar e analisar os objetos, podemos descobrir como as pessoas viviam no
passado e quais eram os seus hábitos e costumes. Os objetos da cultura musical em
diferentes épocas, como LP, fita K7 e CD, podem servir de fontes históricas para
conhecer o passado. Vamos aprender sobre a evolução dos objetos de reprodução
musical?

Os objetos da cultura musical de diferentes períodos – Rádio, LP, fitas K7, CDs, MP3
Player, Fones de ouvido etc. – usados no dia a dia são fontes de memória e de história
pessoal e da sociedade. A forma de interagir com a música sofreu alterações com o
passar do tempo, vamos saber mais sobre como isso aconteceu?

Atividade 1


Convide sua família para assistir com você ao vídeo, acessando o link:

Fonte: YouTube. A Evolução dos Dispositivos de ouvir música. Canal: Rodrigo Oliveiran. Link: https://www.youtube.com/watch?v=nIeTZXRSL1U

Atividade 2


Agora que você assistiu ao vídeo, converse com sua família sobre a evolução dos objetos
de reprodução musical. Você já conhecia algum dos objetos mostrados no vídeo? Sabe
dizer como eles funcionam? Como seus pais e avós ouviam música quando eles eram
crianças? O que mudou em relação ao hábito de ouvir música do tempo em que seus
avós eram crianças para hoje em dia? O que mudou no ato de ouvir música ao longo do
tempo?

Atividade 3


Escreva um pequeno texto descrevendo um dos objetos que você viu no vídeo. Ao
escrever o texto você pode pensar sobre algumas questões:

  • Por que esse objeto chamou sua atenção?
  • Você já havia visto esse objeto antes? Onde?
  • O objeto que você escolheu é antigo ou atual, quantos anos aproximadamente?
  • As pessoas ainda utilizam esse objeto para ouvirem música?
ComponentesHabilidades
  História(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memorias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.  
  Língua Portuguesa    (EF02LP14) Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiencias pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.  

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.