You are currently viewing História – Os patrimônios materiais e  imateriais da humanidade

História – Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

Olá! Hoje vamos aprender um pouco sobre a história da fundação do nosso município também o que é  patrimônio cultural e natural. Entender  qual a importância da  preservação da memória  cultural de um povo para suas gerações  futuras.


ATIVIDADE 01

Visitar o site, para conhecer a história da fundação do seu município.

https://escolakids.uol.com.br/historia/a-fundacao-de-goiania.htm

ATIVIDADE 02

No canal  youtube, assista ao vídeo As aventuras de Pedro: O que é Patrimônio? abordando  a definição do conteúdo em estudo. Disponível em:

“As aventuras de Pedro: O que é Patrimônio” Canal: Preserve Sua Históriahttps://www.youtube.com/watch?v=OyVk_Jwe1R4

ATIVIDADE 03

No canal  youtube, assista ao vídeo: Bens Materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL? Disponível em:

“Bens materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL?” Canal:
Vários Nadas – https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4

Saiba Mais | Referências:



Objeto de Conhecimento
História de Goiânia;Pontos Turísticos de Goiânia;Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade;Patrimônios materiais e imateriais;Patrimônio Mundial da Humanidade;História da fundação e ou  marcos históricos de sua região e ou município;História da Cidade de Goiás.
Componente CurricularHistóriaArte/Artes Visuais











Habilidades
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o seu presente;GO-EF05HI09-B) Entender que os documentos escritos não são as únicas fontes históricas e que a reconstituição do passado pode ser feita a partir de relatos orais, lendas, rituais, forma de saber e fazer, objetos, fotos, vestígios e construções, bem como que os historiadores as utilizam como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado;(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo;(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade;(GO-EF05HI10-B) Conhecer e debater sobre os patrimônios culturais, procurando identificara representatividade, questionando os interesses de diferentes grupos sociais, dominantes e marginalizados;(GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais.

Proponentes/ Professores:Edina Maria Teixeira 
Instituição Educacional:E.M. Bom Jesus
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4ºano – Ética e Cidadania