Olá! Hoje vamos aprender um pouco sobre a história da fundação do nosso município também o que é patrimônio cultural e natural. Entender qual a importância da preservação da memória cultural de um povo para suas gerações futuras.
ATIVIDADE 01
Visitar o site, para conhecer a história da fundação do seu município.
https://escolakids.uol.com.br/historia/a-fundacao-de-goiania.htm
ATIVIDADE 02
No canal youtube, assista ao vídeo As aventuras de Pedro: O que é Patrimônio? abordando a definição do conteúdo em estudo. Disponível em:
ATIVIDADE 03
No canal youtube, assista ao vídeo: Bens Materiais e Imateriais – O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL? Disponível em:
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | História de Goiânia;Pontos Turísticos de Goiânia;Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade;Patrimônios materiais e imateriais;Patrimônio Mundial da Humanidade;História da fundação e ou marcos históricos de sua região e ou município;História da Cidade de Goiás. |
Componente Curricular | HistóriaArte/Artes Visuais |
Habilidades | (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o seu presente;GO-EF05HI09-B) Entender que os documentos escritos não são as únicas fontes históricas e que a reconstituição do passado pode ser feita a partir de relatos orais, lendas, rituais, forma de saber e fazer, objetos, fotos, vestígios e construções, bem como que os historiadores as utilizam como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado;(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo;(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade;(GO-EF05HI10-B) Conhecer e debater sobre os patrimônios culturais, procurando identificara representatividade, questionando os interesses de diferentes grupos sociais, dominantes e marginalizados;(GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais. |
Proponentes/ Professores: | Edina Maria Teixeira |
Instituição Educacional: | E.M. Bom Jesus |
CRE: | Central |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4ºano – Ética e Cidadania