You are currently viewing Os números no dia a dia

Os números no dia a dia

Olá! Hoje vamos falar sobre os números e perceber como eles estão presentes em muitas coisas que fazemos e às vezes nem percebemos. Por isso a importância de aprendermos a identificar, relacionar e usá-los no dia a dia.

Vamos brincar de investigação? Você deverá andar pela casa e descobrir cinco situações em que os números aparecem e em seguida com a ajuda da mamãe, do papai ou de quem cuida de você, deverá listar essas situações no seu caderno (no preço de algum produto comprado no supermercado, no relógio da parede, no celular da mamãe, na correspondência, na placa do carro ou placa de endereço, etc).

Agora assista ao vídeo abaixo e perceba se as situações que você encontrou e listou são parecidas com as que são mostradas pela professora.

“NÚMEROS NO DIA A DIA” Canal: Carol Wallauer – https://www.youtube.com/watch?v=gmGCyCSDHJY

Ainda com a ajuda da mamãe ou de outro adulto que te auxilia no desenvolvimento das atividades, agrupe algumas quantidades de objetos iguais, conte-os e enumere no seu caderno (lápis, talheres, grãos, bloquinhos ou pecinhas de montar, prendedores de roupas, etc).

– Agora, assista o vídeo musical, cante a música e desenhe a quantidade de ovinhos que você percebeu enquanto cantava.

“Cantigas de roda – A galinha do vizinho” Canal: Márcio Coelho e Ana Favaretto – https://www.youtube.com/watch?v=3HcpR3vTopQ

Objeto de Conhecimento– Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações;- Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
HabilidadesEF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, titulo de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral(EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presentes em contas de água ou luz, código de barras presentes em embalagens, números que indiquem localização, endereços.(EF01MA01-C) Identificar e ler números usados no cotidiano: telefones, placas de carros, número da casa em que mora, pagina de livros, números de calcados, CEP e idade.

Proponentes/ Professores:Professoras Coordenadoras: Geiza Carolina Corredeira e Lilian Divina Rodrigues
Instituição Educacional:Escola Municipal Joaquim Câmara Filho
CRE:Jarbas Jaime

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma A – 1º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo