You are currently viewing Os números estão por toda parte

Os números estão por toda parte

Olá! Você já percebeu como os números estão por toda parte? Hoje vamos descobrir a importância dos números no nosso dia a dia.


Atividade 1: Assista ao vídeo a seguir, e perceba a importância dos números no nosso cotidiano.

Canal: TicolicosPorque existem os números?” –  https://www.youtube.com/watch?v=hxTtaLC_pW4&t=4s

Atividade 2: É isso ai! Os números têm diferentes significados e funções e nós o utilizamos em diferentes situações. Assista ao vídeo abaixo e, em seguida, escreva no seu caderno as respostas para as perguntas a seguir:

Canal: Companhia ilustradaOs números do dia a dia” – https://www.youtube.com/watch?v=oBeG_HenqWI

Que dia você nasceu?

Quantos anos você tem?

Quantos irmãos você tem?

Quanto você pesa?

Quantas pessoas moram em sua casa?

Qual o número do telefone celular de seus pais?

Qual o número do coletivo que você pega para chegar em sua casa?  

Nossa!!! Quantas perguntas! 

Você observou que para todas as respostas você usou números?

Então, que legal, os números fazem mesmo parte da nossa rotina!


Saiba Mais / Referências:

Canal: Mundo Bita “Matemagicamente ft. Casuarina” – https://www.youtube.com/watch?v=K9R5OCocIp4




Canal:Gauss ConsultoresMatemática no nosso cotidiano” – https://www.youtube.com/watch?v=JYtDvRrEG-w

Canal:TICs e Educação Matemática –BBG.Ahistória dos números” – https://www.youtube.com/watch?v=_uFBx70jKWs&t=10s

Objeto de ConhecimentoNúmeros no Cotidiano 
Coleta, organização, representação e comunicação de dados.
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF02MA01-A) Explorar números no contexto diário, representado por imagem ou não, como indicadores de quantidade, ordem do 1º ao 50º, medida e código, utilizando a expressão oral.
 (EF02MA01-C) Ler e registrar escritas numéricas até a ordem das centenas. 
(EF02MA23-A) Realizar pesquisas sobre assuntos de interesse das crianças, como cor dos olhos, mês de nascimento, preferência por um time de futebol, preferência musical, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas ou barras, comunicando-os oralmente.

Proponentes/ Professores:Roberto Borges e Cristiane Vieira Santos
instituição Educacional:Escola Municipal Tropical Ville
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –Turma B – 2º ano – Experiência e curiosidade