You are currently viewing Os movimentos e a dança

Os movimentos e a dança

Olá! Seja bem-vindo(a) à esta atividade!

Você sabia que a dança é a expressão do corpo seguindo movimentos ritmados, em geral, ao som de música.?

Os movimentos podem ser improvisados, treinados, imitados, transformados ou criados; então, não é necessário saber passos marcados de um estilo de dança, basta deixar a imaginação fluir.

A dança é uma prática corporal democrática e motivadora, seja em par ou sozinho, velho ou criança, homem ou mulher, todos podem dançar e, todos se sentem bem.

Mesmo sozinho e sem nenhuma experiência, é possível criar e improvisar movimentos espontâneos na dança. 

Dançar livremente, cada um à sua maneira, é uma forma divertida de mexer o corpo e auxilia na qualidade de vida. 

Às vezes, um objeto comum de nosso dia a dia, pode nos ajudar a ter esses momentos de descontração, dentro de casa mesmo. Vamos experimentar?

Antes de iniciar a dança, separe um paninho, pode ser um lenço, uma toalha ou até mesmo um pano de prato. 

Você irá movimentar esse paninho no ritmo da música e em diferentes níveis e planos de movimento: plano alto, médio e baixo; assim como em diversas intensidades: lento, moderado e rápido. 

A intenção é explorar ao máximo todas as posições do seu corpo, buscando sempre fazer algo bem diferente. Quando a música começar, você vai dançar livremente e sempre usando o paninho. 

Vamos começar?

Assista ao vídeo e dance junto com a Professora Grazielli Cerroni. E lembre-se: não é para imitar os passos da professora, você pode e deve dançar livremente.

A única regra para essa dança é usar o paninho  e se divertir!

E que tal chamar seus familiares para dançar com você? Vamos lá!

“Dança com tecido” – Canal: Grá Cerroni – Link: https://www.youtube.com/watch?v=T9geLBaKpQk&feature=youtu.be

E aí, gostou da experiência?

Foi divertido, não foi?

Mas e aí, você acha que todos podem dançar?

Infelizmente ainda existe muito preconceito relacionado à dança, que ainda é vista como atividade delicada e feminina. Mas isso é um equívoco, a dança é universal e não tem gênero. 

Vamos assistir agora ao vídeo “Samba de Gafieira”, coreografado pela Professora Emmanuela Marinho.

A coreografia teve como proposta vencer os desafios impostos pelo preconceito que ainda permeiam a realidade do homem que dança.
Colocaram no palco homens em uma performance de qualidade, valorizando as possibilidades de todos na dança, provando que eles podem sim dançar, seja em festas, em casa, em academias, e principalmente no próprio ambiente escolar e que a dança em nada interfere no gênero de quem se propõe a esta prática.

Vamos assistir?

“Apresentação Samba de Gafieira (2013)” – Canal: Emmanuela Marinho – Link: https://www.youtube.com/watch?v=27wcBthG2r0&feature=youtu.be

Gostou do vídeo? Bela e animada apresentação não é mesmo?! Viram como o homem pode dançar? 

Na verdade, em qualquer estilo de dança, devem estar todos os que desejam, os que se interessam por essa arte e pelos os movimentos corporais que estas proporcionam.

Que tal agora colocar uma música que você gosta ou pedir para alguém colocar e começar a dançar?

Vamos nos divertir e movimentar o corpo com uma dança bem legal!

Habilidades
(GO-EF01EF13) Conhecer e vivenciar várias formas de dança,principalmente de livre interpretação, para experimentar, (re)conhecer e identificar a natureza motriz individual a partir do seu próprio corpo e o do outro, para relacionar-se com o universo rítmico e seu potencial artístico e criativo, buscando o movimento dançado.

Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento – 2º ano – B