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Os monumentos históricos da cidade de Goiânia-GO, um pouco da nossa história

Você sabia que a cidade de Goiânia já foi diferente do que é hoje? Um pouco dessa história está registrada na cidade por meio de monumentos históricos. Os monumentos históricos fazem parte do nosso patrimônio e ajudam a contar um pouco da nossa história. Você também faz parte dessa história. 


Vamos entender como?

Olá! Hoje você irá conhecer um pouco da história de Goiânia e a importância de seus monumentos.

Assista ao vídeo: As aventuras de Pedro: O que é Patrimônioe conheça um pouco sobre o que é patrimônio e depois leia o texto com o auxílio de um responsável: 

As aventuras de Pedro: “O que é Patrimônio”https://www.youtube.com/watch?v=OyVk_Jwe1R4

Monumentos históricos de Goiânia

Os monumentos históricos da cidade de Goiânia são construções que homenageiam pessoas ou acontecimentos importantes para a história de uma cidade, eles nos ajudam a conhecer e contar a história da construção da cidade, história essa, da qual todos nós fazemos parte. Os monumentos são patrimônios que nos ajudam a preservar a história de Goiânia e estão por toda a cidade. Você já deve ter visto alguns. 

Mesmo se você nasceu em outra cidade, e hoje mora em Goiânia, a cidade agora faz parte da sua história. Por isso é importante conhecê-la e compreender a importância de preservar os monumentos históricos encontrados aqui.

Os monumentos estão em lugares de grande circulação de pessoas na cidade, para que todos possam vê-los. Você consegue se lembrar de algum? Próximo à sua casa existe algum monumento histórico? Qual?

Por contar um pouco da nossa história e da nossa cidade, devemos preservá-los, assim as futuras gerações também poderão conhecer um pouco mais de nossa história. O local onde estão localizados, a preservação ou abandono e a época em que foram construídos, nos dão pistas do valor que a sociedade e o poder público dão à história. Os monumentos históricos fazem parte do nosso patrimônio e perpetuam nossa história, por isso devemos conhecer e valorizá-los. 

                                                                                     Fonte: Autoria própria


Após ler o texto e assistir ao vídeo pesquise os registros fotográficos que você ou seus conhecidos possuem. A fotografia, também é uma fonte histórica e te ajudará a observar a passagem do tempo. Se você não encontrar nenhuma fotografia pessoal, poderá pesquisar em revistas, jornais, sites, imagens desses monumentos históricos de Goiânia.

Agora realize as atividades a seguir:

Atividade 1

Veja através das imagens abaixo as mudanças que ocorreram ao longo dos anos em torno de um monumento histórico de Goiânia:

MAB_BANDIERAF2-G_WEB
Fonte: Wikipedia – Praça do Bandeirante (1953)

II Colóquio Internacional Educação e Sociedade – PPGE/PUC Goiás ...
Fonte: Wikipedia “Monumento da Praça do Bandeirante (2019)”

Agora pesquise no seu álbum de família se você, sua família ou algum conhecido, possui fotos em algum monumento de Goiânia, converse com seus pais, avós, tios, primas, vizinhos e amigos. 

Se você tem, ou mais alguma outra pessoa que te ajudou na pesquisa, também tem fotos nesses lugares, ou encontrou imagens deles observe-as com atenção e responda em seu caderno:

  • O que esses monumentos representam?
  • Onde estão localizados? É próximo da sua casa?
  • As fotos foram tiradas no mesmo ano? Se você tem fotos tiradas em anos diferentes, a cidade permanece a mesma?
  • A(s) foto(s) foi/foram tirada(s) com uma câmera ou celular?

Atividade 2

Agora que você já sabe o que é um patrimônio e sua relação com os monumentos históricos de Goiânia, conheça um pouco mais sobre os tipos de patrimônio e a importância de preservá-los assistindo ao vídeo: 

Bens materiais e Imateriais – “O Que é Patrimônio Cultural e Natural?” – https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4

Os monumentos históricos são patrimônios materiais que nos ajudam a compreender o passado e o presente de nossa cidade, e assim preservam nossa história. 

Ajudar a cuidar do nosso patrimônio é uma atitude de cidadania. Você é um cidadão que pertence a essa cidade, e como tal tem direitos e deveres. Já pensou nisso?

Converse com seus responsáveis sobre esse assunto:

  • Você conhece algum monumento histórico de Goiânia? Sabe onde ficam? São bonitos ou feios? Qual o estado de conservação dos mesmos? O que podemos fazer para preservá-los? 
  • Existem pessoas representadas nos monumentos? Quem são? Como contribuíram para a construção de Goiânia?
  • Os monumentos sempre estiveram no mesmo lugar, ou mudaram?

 Nesta aula de hoje você aprendeu um pouco sobre o que é patrimônio cultural e patrimônio natural. Conheceu também um pouco mais sobre os monumentos históricos importantes para a história da nossa cidade e como podemos contribuir para sua preservação. Agora você pode pesquisar mais sobre o assunto e conversar com seus responsáveis sobre esse tema  interessante.


Saiba Mais | Referências:

“GR – Goiânia: monumentos contam um pouco da história”https://www.youtube.com/watch?v=4bjmTmRkEDk 

Objeto de Conhecimento-Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais);
– Fontes e documentos históricos;
-As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
Habilidades(EF02HI04-A) Entender que relatos orais, objetos e documentos pessoais são tipos de fontes históricas. (EF02HI04-B) Compreender o significado e a função de relatos orais, objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. 
(EF02HI04-C) Entender a importância do uso dessas fontes para a compreensão histórica. 
(EF02HI04-D) Compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade.
(GO-EF02HI06-A) Compreender a noção de tempo cronológico e periodizações em registro de fotos, documentos, depoimentos, entrevistas, bem como o tempo das durações, da sucessão, antes e depois, da simultaneidade, ao mesmo tempo, das mudanças e das
permanências, transformações.
Proponentes/ Professores:Andreia Ferreira Campos
Cristiane Marise Silva Negreiros
Elen Glauciene Silva
Juliana Gomes da Silva de Melo
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira
CRE:Unidade Regional Maria Helena Bretas