You are currently viewing Os jogos para além das brincadeiras

Os jogos para além das brincadeiras

Olá! Você sabia que desde muito tempo as crianças se divertem e se expressam por meio de jogos? Um artista chamado Peter Bruegel fez um quadro chamado Jogos Infantis, onde ele representa mais de 80 jogos e brincadeiras. O quadro foi pintado no ano de 1560. Portanto, é possível perceber que desde muito tempo os jogos fazem parte do cotidiano das pessoas.

Descrição da atividade/como fazer:

Agora é com você! Acesse o link abaixo:

https://artsandculture.google.com/asset/children%E2%80%99s-games/CQEeZWQPOI2Yjg?hl=pt-BR

1– Observe o quadro e veja quantas brincadeiras você consegue reconhecer. Você também pode pedir para algum familiar tentar reconhecer.

2 – Agora escolha um jogo/brincadeira que você não precise de muito espaço e possa fazer em casa. Você poderá escolher um jogo que seja possível ser realizado de forma individual, ou se preferir, em dupla, convidando um familiar para jogar com você!

3 – Para finalizar, registre em seu caderno os jogos/brincadeiras que você conseguiu identificar. Ah, não se esqueça de colocar o nome, o número de participantes e as regras principais!

Saiba Mais | Referências:Para saber mais sobre as brincadeiras e brinquedos que atravessam gerações acesse: http://museudosbrinquedos.org.br Para conhecer um pouco mais sobre o artista e seu quadro acesse: http://pieterbruegel.org
Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e jogos da cultura popular, cooperativos e competitivos, do Brasil e do mundo: Conceito, Historia, Valores e Regras.
Habilidades(GOEF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares.
Proponentes/ Professores:Ellen Jordana Portilho Mendes Adriana Silva Martini de Barros
Instituição Educacional:Escola Municipal Bárbara de Souza Morais
CRE:Central