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Geografia – Os e-sports: globalização, desenvolvimento tecnológico e o mercado de trabalho.

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 24/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Globalização

A globalização é o processo de intensificação da integração econômica, cultural e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte, tecnologias e de comunicação em âmbito mundial, esse processo tende a conectar as pessoas, facilitar o acesso e o comércio mundial, os meios de acessar as informações e o conhecimento é facilitado e ampliado com a advento da globalização, ocorre também o desenvolvimento de uma cultura global, pois a pluralidade cultural faz parte do processo de globalização, e foi graças a esse processo de globalização que a expansão do consumo dos jogos eletrônicos e da concretização do cenário do e-sports foi possível. 

O e-sports

De acordo com a Rafaela Caetano da ESPN, os e-sports referem-se às competições de jogos eletrônicos de nível profissional transmitidas para uma legião de fãs ao redor do mundo. Disputados individualmente ou em equipe via internet e computadores em rede, os e-sports são modalidades competitivas disputadas em games como League of Legends (LOL) e Counter-Strike (CS:GO). Eles formam hoje uma indústria que agrega competidores, times, desenvolvedoras de games e empresas patrocinadoras, num ritmo que promete movimentar até o ano de 2022 a soma de 3 bilhões de dólares. Números gigantescos para uma máquina gigantesca que disputa atenção junto aos demais esportes tradicionais, exigindo de seu panteão de atletas o mesmo nível de treino e comprometimento.

O primeiro evento de esports de que temos notícia ocorreu em outubro de 1972 na Universidade Stamford, na Califórnia, quando alunos organizaram uma disputa de Spacewar – um dos pioneiros jogos de computador. Oito anos mais tarde, a empresa Atari foi responsável pela primeira grande competição de videogame da história: o Campeonato de Space Invaders, que atraiu 10 mil jovens nos Estados Unidos. Desde então, com a evolução da tecnologia e da internet, as competições de jogos eletrônicos ganharam fôlego nas lan houses e se popularizaram para além da América do Norte, ganhando espaço na Europa e na Ásia – especialmente, na Coreia do Sul, hoje considerada por muitos de capital mundial dos e-sports. Porém, foi somente com a popularização da banda larga ao redor do mundo na década passada que as desenvolvedoras de games passaram a investir de forma maciça nos campeonatos de jogos eletrônicos, dando origens às ligas profissionais e às transmissões ao vivo dos torneios pela internet, o que pavimentou o caminho para o atual fenômeno dos e-sports.

Assista ao vídeo produzido e transmitido pelo canal do YouTube eSports Brasil, o vídeo foi produzido e roteirizado por Diogo Oliveira com edição de Rodolpho Costa:

https://www.youtube.com/watch?v=B3KE7LDkVSc
“O que é e-SPORTS? – Esportes DIFERENTES” no canal eSports Brasil, no site YouTube.

Atividade

Questão 1
Você já assistiu ou participou de alguma competição de e-sports? Escreva como foi a competição que você presenciou. Se nunca presenciou busque vídeos para entender melhor sobre essas competições.

Questão 2
Escreva um texto sobre o que é o e-sports e como esse mercado movimenta a economia, depois converse com seus familiares e explique para eles sobre os e-sports e sua relevância atual.

A relevância dos e-sports no cenário mundial

No que se refere ao público que acompanha o e-sports, os números são surpreendentes, 453,8 milhões é a estimativa global de público de e-sports no ano de 2019. Para o ano de 2021, a indústria prevê que a soma total de audiência atinja a marca de 557 milhões de pessoas. O Brasil está em 3º lugar na lista das maiores torcidas de e-sports do mundo, atrás da China e dos Estados. São, ao todo, 21,2 milhões de espectadores – entre eles, 9,2 milhões de fãs regulares e 12 milhões de entusiastas casuais. Isso representa para o país um aumento de 20% de audiência comparado ao ano de 2018. Estima-se que o mercado de e-sports movimente 1,8 bilhão de dólares em 2022. Deste total, 897 milhões de dólares serão derivados de setores como a publicidade e os direitos de mídia.

O cenário brasileiro está se aproximando cada vez mais dos esportes eletrônicos e se aproximando dos principais times e jogadores. Coisas que geralmente vemos nos esportes tradicionais estão se tornando cada vez mais presentes nos esportes eletrônicos, como centros de treinamento, patrocinadores e uma multidão de seguidores nas redes sociais de times e jogadores. No Brasil atletas como Felipe “brTT” Gonçalves e Gabriel “Kami” Bohm, jogadores de League of Legends, possuem milhares de seguidores em suas redes sociais. Outros jogadores, como Gabriel “Fallen” Toledo, saíram das terras tupiniquins e partiram para ganhar a vida lá fora, jogando para equipes internacionais e para uma audiência internacional. Cada vez mais vemos novos torneios internacionais sendo realizados ou produzidos no Brasil, como a Blast Pro Séries de São Paulo, que trouxe milhares de fãs de Counter-Strike: Global Offensive para o ginásio do Ibirapuera em São Paulo em março de 2019 e a ESL One de Belo Horizonte. Em 2017 o Brasil recebeu o Mid-Season de League of Legends em São Paulo e no Rio de Janeiro e em 2018 a capital carioca também recebeu as finais da Pro League de Rainbow Six: Siege.

O cenário dos e-sports se apresenta como um novo mercado de trabalho, negócios, entretenimento e comércio, e isso surge graça aos avanços tecnológicos e devido o desenvolvimento da Globalização. 

O mercado de trabalho no e-sports: Rensga o time goiano no cenário de e-sports nacional 

Mais do que entretenimento ou interação com os amigos, para os gamers profissionais, os jogos são uma profissão. Os Pro-players, como também são chamados, ganham dinheiro jogando e participando de competições. Os rendimentos mensais de um gamer profissional podem variar entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. Esses lucros são oriundos de patrocínios, premiações, publicidade, monetização e venda de produtos. Além disso, essa é uma carreira séria: os jogadores são considerados atletas digitais e treinam durante horas. Eles também passam muitas horas estudando estratégias e técnicas para vencer seus adversários. Há gamers que, inclusive, recebem dinheiro escrevendo críticas sobre jogos e produzindo canais no YouTube ou na Twitch sobre o tema.

Assim como jogadores de futebol ou qualquer outro atleta, um gamer profissional costuma participar de times patrocinados. Normalmente, essa equipe vive em centros de capacitação onde passa boa parte do tempo treinando e estudando. É comum que o dia de um jogador começa depois das 11 horas e só terminam de madrugada. Sua rotina inclui de 8 a 12 horas diárias de prática de jogos e mais algumas horas de estudo, em que há orientações dadas por um técnico, discussões de estratégias e análise das partidas dos adversários. Nas Gaming Houses, os atletas contam com salas climatizadas, computadores de última geração com acesso à internet, refeições planejadas por nutricionistas, entre outros benefícios. E engana-se quem pensa que a vida dos gamers se resume aos computadores: eles precisam frequentar a academia e recebem atendimento psicológico para manter a saúde física e mental. Não basta apenas jogar. Quem quer melhorar seu jogo, precisa estudar bastante. Uma boa forma de aprender técnicas é vendo as partidas de outros jogadores. Existem tutoriais e vídeos voltados para quem quer aprender mais sobre cada jogo. Também incentive o seu filho a gravar os games de que ele participa e rever as partidas para descobrir os erros ou pontos que podem ser melhorados.

A equipe goiana Rensga apareceu para o mundo dos e-sports em maio de 2019, ao comprar a vaga da Operation Kino (OPK) no Circuito Desafiante, o torneio da 2ª divisão do LoL brasileiro, e logo conquistou a simpatia da comunidade pelas postagens bem-humoradas nas redes sociais. A equipe goiana participa atualmente de vários campeonatos e possui um centro de treinamento, com 30 estações de PCs e acessórios de altíssimo nível, plataformas mobile, máquinas árcade, entre outros. Neste centro existem estudos e formação para desenvolver gamers. Portanto Goiânia está cada vez mais adentrando nesse cenário profissional e comercial.

Questão 3
Explique a relação entre o desenvolvimento da globalização e o crescimento do cenário do e-sports no Brasil e no mundo.

Questão 4
A partir da aula de hoje e de suas pesquisas, escreva um texto apontando a sua opinião e planejamento sobre como se tornar um Pro-player, quais são os desafios, cursos que você teria que fazer, e o quanto você teria que estudar, para se profissionalizar nessa área.


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Os e-sports: Globalização, desenvolvimento tecnológico e o mercado de trabalho. – Bloco 2 

Jogos Eletrônicos – Ed Ambiental e Saúde – E Fundamental – A. Iniciais – Bl 1 – 24 nov 2020
Referências:PENA, Rodolfo F. Alves. “O que é Globalização?”; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm.> Acesso em 23 de outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. 

ESPN. O que são os e-Sports. Disponível em:<http://www.espn.com.br/infografico/o-que-sao-os-esports/>. Acesso em: 23 de Outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. 

Ctrl+Play. Gamer profissional: saiba como funciona essa carreira. Disponível em: <https://www.ctrlplay.com.br/gamer-profissional-saiba-como-funciona-essa-carreira/>. Acesso em: 23 de Outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos. UOL.

De Goiânia, Rensga diverte com humor sertanejo e mira franquia do CBLoL. Disponível em: <https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2020/03/14/perfil-rensga-league-of-legends.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 23 de Outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.  

Rensga. Rensga e-sports. Disponível em: <https://www.rensgaesports.com.br/> Acesso em: 23 de Outubro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.  
Habilidades(EF08GE13-A) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, em diferentes momentos.
(EF09GE05-A) Conceituar o processo de globalização.
(EF09GE11-A) Relacionar as mudanças técnicas e científicas ocorridas na globalização, com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e em Goiás.
Objetos do ConhecimentoOs diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.
Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial
Componente Curricular:Geografia