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Os bandeirantes

|LP/HIST

A viagem sempre traz novas descobertas e aventuras. Que tal saber como o nosso Estado, o Estado de Goiás surge na história? Vamos saber o que foram as bandeiras e demonstrar os dois lados da história, o que aconteceu com quem já morava nos lugares onde foram conquistados.

Hoje, vamos a um período de descobertas, caminhadas e exploração e ainda vamos saber como Goiás, o Estado e não o time de futebol, foi fundado. 



Você sabe o que são as Entradas e as Bandeiras?

Vamos chamar a Nathalia Garcia, da Britannica Escola, para termos um ponto de vista sobre essa história?


VÍDEO: Bandeirantes (4’03”)

Os bandeirantes foram responsáveis pela expansão do nosso território, ou seja, garantiram a conquista de terras no Norte e no Centro-Oeste do Brasil. Isso mesmo, aqui onde estamos hoje é um território que foi conquistado pelos Bandeirantes.


E quando falamos “conquistado”, é porque eles adentravam o mato, em sua grande maioria, vindos de São Paulo, “apresavam” os indígenas, em busca de drogas dos sertões, pedras preciosas e ouro.

Há duas coisas aí que chamam a nossa atenção: “apresamento dos indígenas” e “aldeamento indígenas”.


O Apresamento era a ação dos Bandeirantes de captura dos indígenas para a utilização e a venda de mão-de-obra escrava. Essa mão de obra, geralmente, era vendida às demais capitanias.


Já tivemos uma atividade aqui no portal falando que foram trazidos milhares de africanos para ser mão de obra escravizada, e que a economia da Brasil colonial utilizava essas pessoas, e, agora, você estamos falando que os bandeirantes saiam capturando indígenas para serem escravizados também. 

Durante um tempo, utilizaram as duas formas de trabalho escravo, com variações entre uma e outra. A maioria era africano escravizado. Mas, durante um período, houve a diminuição do tráfico de negros para o Brasil. Esse período é conhecido como Invasão Holandesa. Os holandeses, tomaram conta das colônias em Angola, na África, e impediram a saída de escravizados. Mas a invasão Holandesa no Brasil é tema para outra aula.

Já o apresamento indígenas era a captura para venda de mão de obra, já os aldeamentos eram feitos de aldeias formadas próximas a povoados, geralmente, por missionários, e tinham a intenção de introduzir o indígena na cultura do branco.




E os bandeirantes buscavam drogas do sertões? O que era isso? Vamos aprender?

O território brasileiro é muito extenso e com uma vegetação muito rica, aqui tem espécies de planta demais, inclusive algumas que não encontraram em outros lugares do mundo.
Você lembra que os portugueses estavam atrás de especiarias e, por isso, foram para as Índias?
Pois é, essa mesma ideia, eles encontraram sementes, frutos, raízes e plantas de uma maneira geral que serviam como remédio e, também, como alimento. Alguns exemplos são: guaraná, cravo, castanha do Pará, urucum, cacau, gergelim, salsa, o anil e a baunilha. 


URUCUM

ATIVIDADE:

Imagine que você é um explorador, desenhe uma pequena história. Nessa história, o personagem principal vai conhecer novos lugares e novas pessoas. Pense em como esse contato com povos diferentes poderia ser mais pacifico, mais tranquilo. Não se esqueça de dar um título criativo para a sua produção. Quando terminar o texto, compartilhe com a sua família.

História( GO- EF04HI02-B) Perceber os conflitos, lutas e resistências dos povos indígenas com a chegada dos brancos portugueses e negros africanos escravizados, no Brasil e em Goiás, bem como, por seus descendentes no passado e no presente.
(GO-EF04HI10-B) Conhecer os processos de ocupação do território goiano no período Colonial, relacionando ao contexto da formação da sociedade brasileira.
Língua Portuguesa(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
(GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade.
(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto.
Habilidades

Ensino Fundamental