You are currently viewing Matemática – Origem dos números

Matemática – Origem dos números

Olá! Essa atividade tem como foco a construção de representações numéricas, o seu surgimento, a utilização dos números em nosso cotidiano, bem como as formas de representações numéricas de outras civilizações.

A ORIGEM DOS NÚMEROS

         Olá pessoal! Hoje nós vamos saber mais sobre os números. Vocês sabem  oque são números? Vocês sabem por que os números surgiram?

Vamos conhecer um pouco dessa história!

         A matemática passou por grandes transformações ao longo da sua história, e estas transformações foram influenciadas por classes sociais, crenças, culturas, novas descobertas, etc.

         Onde quer que estejamos lá estão eles: os números. São números de telefones, senhas, nossa idade, altura, peso, os preços de tudo, entre tantas outras situações. Atualmente temos vários recursos tecnológicos  que ajudam em situações de cálculo, mas não foi sempre assim. Houve um tempo em que os números não existiam. Os números foram surgindo de acordo com as necessidades  evidenciadas.

           Agora, dê uma pausa na sua leitura e converse com seus responsáveis sobre como os números estão presentes no dia-a-dia. Em que situações utilizamos? Como os números estão presentes em nossas vidas? Em quais situações podemos ser identificados por meio dos números?

Vamos assistir o vídeo 1 – História dos números.

História dos Números – Canal Nathalia Lindner Ilustre – YouTube

Gostou do vídeo? Você sabe dizer como surgiram os números? Qual era a importância da contagem paras povos antigos? Você consegue apresentar uma situação na qual utiliza a contagem em seu cotidiano? Registre as resposta em seu caderno.

           Um sistema de numeração é um conjunto de símbolos e regras que nos permite escrever e ler qualquer número de determinado conjunto.

A história da humanidade mostra a existência de muitos sistemas de numeração, criados por vários povos: egípcios, chineses, maias, babilônios, romanos, hindus entre outros. Essas antigas civilizações viveram há muitos anos atrás.

Assista o vídeo 2 – Sistema de numeração Egípcio

Sistema de numeração Egípcio – Canal Professor Numeraldo – YouTube

Você já sabia que cada civilização poderia apresentar o seu sistema numeral? O sistema de numeração egípcio é diferente para você? Por que?

Cada civilização antiga tem um sistema de numeração, um deles é bastante usado em nosso cotidiano, em algum momento você deve ter tido contato com ele: o Sistema de Numeração Romano.  Ele é popularmente conhecido como Algarismo Romano.

Nesse sistema são utilizadas sete letras (símbolos) que representam os números (I, V, X, L, C , D e M). Esse Sistema de numeração é o mais usado nas escolas, depois do sistema de numeração decimal.

Para formar outros números romanos utilizam-se as letras acima  repetindo-as uma, duas ou três vezes (nunca mais de três). Sendo que as letras V, L e D  não podem ser repetidas.

Para formar números diferentes dos citados até agora, devemos saber que as letras I, X e C, colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença deles, obedecendo às seguintes regras: 

♦ I coloca-se à esquerda de V ou X 

♦ X coloca-se à esquerda de L ou C 

♦ C coloca-se à esquerda de D ou M Observe o quadro abaixo:


Agora que você conheceu um pouco mais sobre números romanos, você poderá representar os números nesse sistema e praticar essa possibilidade. Muito bacana não é mesmo? Registre em seu caderno essa experiência transformando os algarismos abaixo em algarismos romanos.

a) 25 _______________
b) 780 _______________                                              
c) 32 _______________
d) 14.000 _______________
e) 9.735 _______________
f) 526 _______________

Gostaram de saber mais sobre a história dos números? Com certeza foi interessante conhecer mais sobre como as civilizações se organizavam para representar os numerais!  

Até a próxima aula!

Objeto de ConhecimentoSistema de numeração decimal; características, leitura, escrita e comparação de números naturais.
Habilidades(EF06MA02-A) Identificar os diferentes sistemas de numeração (Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, Indo-Arábico), por meio da história da Matemática. (EF06MA02-B) Conhecer, compreender, comparar e diferenciar o uso dos diferentes sistemas de numeração (Egípcio, Babilônico, Romano, Maia), bem como as suas respectivas regras de composição.
Proponentes/ Professores:Professora Adriana Coelho de Almeida
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral José Carlos Pimenta
CRE:Maria Helena Bretas


Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo