You are currently viewing Origem do Basquete

Origem do Basquete

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre basquete.

Basquete é um esporte coletivo praticado entre duas equipes, constituídas por cinco jogadores cada. O objetivo é fazer maior quantidade de pontos que o oponente, fazendo com que a bola entre dentro dos aros do cesto da equipe adversária.

Assista ao vídeo “Melhores lances do Basquete” e entenda melhor como esse esporte acontece, além é claro, de apreciar um pouco a modalidade.

“Melhores Lances do Basquete” – Canal: Lopes de Melo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=wodlYjY5B8M&feature=youtu.be

O basquete é um esporte contagiante, não é mesmo? E você sabe onde ele foi criado?

Assista ao vídeo “Você Sabia? A origem do basquete” do comentarista André Isac, e descubra a origem do basquete.

“Você Sabia? A origem do Basquete” – Canal: André Isac – Link: https://www.youtube.com/watch?v=3ZK232QaNJI

Que genial! O basquete surgiu da necessidade de se ter um esporte que fosse possível de ser praticado em ambientes fechados. Foi diante dessa necessidade que James, o professor de educação física, depois de pensar muito e conversar com seus alunos, criou o basketball, que pela tradução literal do termo significa bola ao cesto.

Agora é com você! Quero que se inspire no criador do basquete e pense em possibilidades de adaptar o basquete para sua realidade, aí na sua casa, nesse período de distanciamento social.

Você pode usar qualquer bola que já tenha, ou fazer bola de meia ou papel. Pode simular a cesta, usando baldes, colocando-os presos na parede, ou no chão, ou até mesmo em cima de cadeiras. O importante é usar a criatividade e se divertir!

Outra coisa interessante é fazer os arremessos sentados para simular o basquete em cadeira de rodas, que é uma modalidade praticada por pessoas com limitações físicas e motoras.

Chame seus familiares para participarem com você! Experimentem vários arremessos, em pé, sentado e em diferentes distâncias.

Após vivenciarem as várias formas de arremesso, escreva em seu caderno, como foi essa experiência.


Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Corpo, Expressão e Movimento


Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres


ComponenteHabilidades
Educação Física(GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.