You are currently viewing Arte – Origami e a Cultura japonesa
Título: A Onda, 1831 Artista: Hokusai, Técnica: xilogravura

Arte – Origami e a Cultura japonesa

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 02/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades.  No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

O Origami é uma técnica oriental milenar de dobradura do papel, que não usa tesoura, nem cola ou qualquer outro artifício para “segurar” a forma.  O vídeo a seguir mostra passo a passo como fazer um Origami, assista-o e faça seu Origami com um quadrado com 15 cm de cada lado. Lembre-se que o quadrado é uma figura plana que tem quatro lados e todos com a mesma medida!

ArteEducação ORIGAMI – Canal: Adriane Camilo

Na cultura japonesa, os pássaros têm muita importância e seus simbolismos são profundos. O Tsuru é uma ave sagrada e ficou mais conhecida pelo origami. A ave representa longevidade e saúde, requisitos indispensáveis para uma vida de felicidade, sendo assim o Tsuru simboliza saúde, felicidade, boa sorte e fortuna.

Atividade 1

Acompanhar a professora Andresa na confecção de um Tsuru e realizar um exemplar do origami usando um quadrado com 15 cm de lado, e assim você transforma a figura plana de um quadrado em uma figura espacial de um Tsuru!

Sobre a presença da cultura japonesa aqui no Brasil e também em Goiânia. Você sabia que temos muita influência boa da cultura japonesa? Temos alguns exemplos a seguir:

• O bairro da Liberdade é um bairro tipicamente japonês situado na cidade de São Paulo, o bairro é hoje um ponto turístico da cidade.
    O Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão.
  • O judô chegou ao Brasil no ano de 1914, trazido pelo mestre japonês Mitsuyo Maeda
  • O Mangá, os quadrinhos japoneses, foi introduzido no Brasil em 1967, pelo japonês naturalizado brasileiro Claudio Seto. Que infelizmente faleceu aos 64 anos, em 2008.
  • O Bonsai é uma técnica japonesa de conservar árvores em miniatura desenvolvida com muito sucesso no Brasil.
  • O cão Akita, uma raça que andava com os samurais chegou ao Brasil na década de 1970.
  • Zori é uma criação japonesa. São sandálias de dedo feitas de palha de arroz. Foi nelas que as famosas chinelas de dedo, feitas de borracha na versão brasileira, foram inspiradas.

Durante esses pouco mais de 110 anos no Brasil, os japoneses nos ensinaram a conviver com seus costumes. Palavras como shiatsu, tatame, karatê, karaokê foram incorporadas no nosso vocabulário. Mais do que simplesmente adicionar novas palavras, os japoneses acrescentaram novos sabores na culinária brasileira, o que fez com que palavras como caqui, abóbora cabochá, tofu,  maçã Fuji, broto de feijão, tempero Aji-no-moto, sem esquecer, é claro, do shoyu, o molho de soja japonês.

Atividade 2

Busque saber mais sobre a cultura japonesa e a presença dela no Brasil. Em seu caderno de Arte ou de Geografia, faça um pequeno texto sobre o que você aprendeu na aula de hoje e acrescente com outras informações e curiosidades.

Ensino Fundamental – Turma F – Experiências e Curiosidades

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
ArteMatrizes Estéticas e CulturaisConhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais.
MatemáticaFiguras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas:Reconhecer figuras planas, retângulo, quadrado, triângulo e círculo, presentes em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos em objetos do mundo físico, casa, caixa, bola, e materiais manipuláveis, blocos lógicos.
GeografiaCostumes, tradições e hábitos de diferentes grupos.– Identificar, comparar e relatar costumes, tradições e hábitos de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive. -Entender e respeitar a diversidade sociocultural da comunidade.
Componentes / Objetos de Conhecimento / Habilidades – DC GO

Referência:
Sites: www.mundoeducacao.uol.com.br; https://brasilescola.uol.com.br
MITYE, Camila. “100 anos de Japão no Brasil: O que aprendemos com os japoneses?”
Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/100-anos-japao-no-brasil-que-aprendemos-com-os-japoneses.htm. Acesso em 20 de setembro de 2020.