You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – ORGANIZAÇÃO DOS ANIMAIS: PEIXES

CIÊNCIAS DA NATUREZA – ORGANIZAÇÃO DOS ANIMAIS: PEIXES

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 08/12, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

NESSA PROPOSTA VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS PEIXES

PARA DARMOS INÍCIO A TEMÁTICA DA ATIVIDADE, VAMOS REVISAR O QUE SÃO ANIMAIS VERTEBRADOS?

ANIMAIS VERTEBRADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM CRÂNIO E ESQUELETO… 
E OS PEIXES TAMBÉM FAZEM PARTE DESSE GRUPO!

NA IMAGEM QUE VEMOS ABAIXO, É POSSÍVEL IDENTIFICAR OS OSSOS DOS PEIXES QUE COMPÕEM A ESTRUTURA INTERNA DOS MESMOS – O ESQUELETO E O CRÂNIO:

A ESTRUTURA DOS PEIXES É CONSIDERADA A MAIS SIMPLES DE TODOS OS VERTEBRADOS! 
ALÉM DISSO, OS PEIXES SÃO ANIMAIS QUE VIVEM E RESPIRAM NA ÁGUA! 
AS NADADEIRAS E A PELE É COBERTA POR ESCAMAS E FACILITAM A NATAÇÃO. 

VOCÊS SABEM O QUE OS PEIXES COMEM? 
O QUE OS PEIXES BEBEM? 
SERÁ QUE ELES BEBEM ÁGUA?

LUNA, EXPLICA PRA GENTE!

https://www.youtube.com/watch?v=4a3StMmCbP4
Glub Glub 🐟🐡🐠 | O Show da Luna! Episódio Completo 15 | Primeira Temporada | Kids

OS PEIXES SÃO ANIMAIS AQUÁTICOS QUE PODEM VIVER EM ÁGUA DOCE (DE RIOS E LAGOS, POR EXEMPLO) OU EM ÁGUA SALGADA….
ALÉM DISSO ELES SÃO OVÍPAROS, OU SEJA, NASCEM DOS OVOS…
TEM BARBATANAS PARA SE MOVEREM PELA ÁGUA.  O CORPO É CHEIO DE ESCAMAS E TERMINA EM UMA CALDA QUE OS AJUDA A NADAR. 
COMO SÃO ANIMAIS AQUÁTICOS RESPIRAM ATRAVÉS DAS BRÂNQUIAS.

ATIVIDADE

1) ASSISTA AO VÍDEO E, EM SEGUIDA, ESCREVA QUAIS SÃO OS CINCO FATOS SOBRE OS PEIXES:

2) QUANTAS ESPÉCIES DE PEIXES VOCÊ IDENTIFICOU NO VÍDEO?


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Organização dos animais: peixes  – Bloco 1 

Org animais Peixes – E Fund – Ed Amb e Saúde – A Inic – Bl 1 – 08 dez 2020
Habilidades(EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem.

(GO-EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos.

(EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam.
Objetos do ConhecimentoSeres vivos no ambiente:
Características dos seres vivos
Características e desenvolvimento dos animais:
Morfologia e hábitos dos animais
Componente Curricular:Ciências