Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 17/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.
NESSA PROPOSTA VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS ANIMAIS.
O QUE SÃO ANIMAIS INVERTEBRADOS?
O BICHO DA SEDA É UM ANIMAL INVERTEBRADO?
VAMOS DESCOBRIR?
ANTES DE REALIZAR ESSA ATIVIDADE ACESSE A PROPOSTA ANTERIOR: CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS 1
COMO VIMOS NA ATIVIDADE ANTERIOR, EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE CLASSIFICARMOS OS ANIMAIS.
UMA OUTRA FORMA BASTANTE COMUM É A ORGANIZAÇÃO DE ACORDO COM A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE COLUNA VERTEBRAL E CRÂNIO.
VEJA A IMAGEM DO PAINEL 1:
PAINEL 1
VEJA QUE NA IMAGEM DO PAINEL 1 VEMOS O ESQUELETO E O CRÂNIO DO CAVALO:
OBSERVE O PAINEL 2 ABAIXO E ESCREVA NO CADERNO O NOME DOS ANIMAIS QUE VOCÊ ACHA QUE POSSUEM ESSA MESMA ESTRUTURA (ESQUELETO E O CRÂNIO):
DEPOIS, ESCOLHA UM DELES E FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO ESSA ESTRUTURA.
PAINEL 2
OS ANIMAIS QUE POSSUEM ESSAS ESTRUTURAS (COLUNA VERTEBRAL E CRÂNIO) SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS VERTEBRADOS.
DE ACORDO COM O PAINEL 2, SÃO VERTEBRADOS OS SEGUINTES ANIMAIS: CACHORRO E ONÇA.
VERIFIQUE SE VOCÊ ACERTOU!
CHAMAMOS DE ANIMAIS INVERTEBRADOS, OS ANIMAIS QUE NÃO POSSUEM COLUNA VERTEBRAL E CRÂNIO:
DE ACORDO COM O PAINEL 1, SÃO ANIMAIS INVERTEBRADOS: A LAGARTA, A ÁGUA-VIVA E A BORBOLETA
ALGUNS ANIMAIS INVERTEBRADOS TÊM CORPO MACIO E DESPROTEGIDO, OUTROS POSSUEM ESQUELETO EXTERNO, QUE PROTEGE OS ÓRGÃOS INTERNOS. UM EXEMPLO É O CARANGUEJO:
O MAIOR GRUPO DE INVERTEBRADOS É O DOS INSETOS.
EXISTE UMA GRANDE VARIEDADE DE INSETOS PRESENTES NO MUNDO.
A MARIPOSA É UM EXEMPLO DE ANIMAL INVERTEBRADO:
VOCÊ SABIA QUE ANTES DA MARIPOSA SE TRANSFORMAR EM MARIPOSA ELA ERA UMA LAGARTA?
VOCÊ SABIA QUE ELA RECEBE O NOME DE BICHO DA SEDA?
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:
A ESSE PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DAMOS O NOME DE METAMORFOSE
REFLITA SOBRE ESSAS QUESTÕES:
DO QUE ELAS SE ALIMENTAM?
ELAS NÃO SÃO MINHOCAS?
ELAS POSSUEM PERNAS?
ELAS REALMENTE FAZEM SEDA?
PARA DESCOBRIRMOS TODAS ESSAS PERGUNTAS, PRECISAMOS PESQUISAR PARA DESCOBRIR.
QUEM IRÁ NOS GUIAR NA BUSCA DE RESPOSTAS, É A LUNA, DE O SHOW DA LUNA.
ASSISTA AGORA AO EPISÓDIO: BICHO DA SEDA
COMO VIMOS O BICHO-DA-SEDA É UMA LAGARTA.
ELE PRODUZ UM FIO DE SEDA QUE SAI POR UM TUBO EM SUA CABEÇA.
A LAGARTA VAI ENROLANDO ESSE FIO EM TORNO DO PRÓPRIO CORPO ATÉ FICAR TOTALMENTE COBERTA.
NESSE PONTO, ESTÁ PRONTO O CASULO, QUE VAI PROTEGER O BICHO-DA-SEDA ATÉ ELE SE TRANSFORMAR EM MARIPOSA.
O CASULO INTEIRO É FORMADO POR UM ÚNICO FIO CONTÍNUO.
Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS: VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS – BICHO DA SEDA – Bloco 1
Habilidades | (EF02CI04-A) Descrever características de plantas e animais, como tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, que fazem parte do cotidiano, relacionando-as ao ambiente em que vivem. (GO-EF02CI09) Identificar características próprias dos seres vivos. (EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam. |
Objetos do Conhecimento | Seres vivos no ambiente: Características dos seres vivos Características e desenvolvimento dos animais: Morfologia e hábitos dos animais |
Componente Curricular: | Ciências |