You are currently viewing O Sistema Monetário Brasileiro

O Sistema Monetário Brasileiro

Olá!!!

Quando eu era pequena sempre ouvia a minha mãe dizendo: 

DINHEIRO NÃO DÁ EM ÁRVORE, MENINA!! Então ficava me perguntando? Mas….. se o dinheiro não dá em árvore? Como ele nasce? Ou melhor, como ele é fabricado? Como surgiu o dinheiro?

Vamos pesquisar para achar as respostas para todas essas perguntas.

Assista ao vídeo da Professora Christiane Baione de São Paulo e conheça um  pouco mais sobre a história do Sistema Monetário Brasileiro.

“Sistema monetário” – Canal: Professora Baione – LInk: https://www.youtube.com/watch?v=Rc38me2CMBk&t=50s

A Professora Christiane falou que antigamente não existia o dinheiro e as pessoas trocavam mercadorias, com o passar dos anos as pessoas pararam de trocar, começaram a usar a moeda para fazer as compras e o consumo foi aumentando cada vez mais, causando inclusive problemas para nosso planeta. Que tal voltar o olhar para esse tempo e aprender com os antepassados?

COMO ASSIM? EU EM!!!! JÁ OUVI DIZER QUE LUGAR DE COISA VELHA É NO MUSEU!!! TEMOS É QUE OLHAR PRA FRENTE, QUE ATRÁS VEM GENTE!

 CALMA!! VOU TE EXPLICAR!!!!

A história nos diz que temos que conhecer o passado para compreender o presente e melhorar o futuro…. 

Você deve estar se perguntando: Mas eu sou criança para pensar em futuro!!!

Então eu vou te responder: Agora é hora de construir hábitos saudáveis para você, para sua família e para o planeta! Você pode começar trocando brinquedos com seus irmãos, primos, colegas enfim… Quem sabe até criar uma comunidade na internet de troca de brinquedos.

Entendeu? TROCAR ao invés de COMPRAR!! Assim você estará reduzindo o consumo e, consequentemente a produção do lixo.

Outra forma de reduzir o lixo é reutilizar ou reformar os móveis, brinquedos e eletrodomésticos ao invés de jogar fora. 

Um dos 5 Rs da sustentabilidade é o REUTILIZAR e você pode aprender mais uma vez com nossos antepassados que faziam isso muito bem! Vou te dar umas dicas…..

1. Você pode reutilizar as folhas que sobraram do caderno usado ou da agenda velha do ano anterior.

2. Você pode e deve pintar e bordar com o material que “IA” para o lixo: a pasta, a mochila, a camiseta, o tênis, a calça jeans, o chinelo velho, a garrafa pet, a caixa de bombom…. TUDO ISSO E MUITO MAIS!!!!

 INVENTE, TENTE, SEJA UMA PESSOA DIFERENTE!!!


Vamos falar do nosso dinheiro! Você se lembra das cédulas e moedas que representam o REAL? Não? Então vamos relembrar!!

Cada uma delas é de uma cor e tem estampado no verso a figura de animal da fauna brasileira com o objetivo de promover a proteção dos animais e a preservação do meio ambiente.

A cédula de 2 reais é azul e traz a Tartaruga marinha, espécie encontrada em mares tropicais e subtropicais e ameaçada de extinção devido a caça indiscriminada.


A cédula de 5 reais é lilás e tem uma Garça-branca-grande que é comum à beira dos lagos, rios e banhados. Foi muito caçada para a retirada de egretas (penas especiais que se formam no período reprodutivo) para a indústria de chapéus para mulheres.


A cédula de 10 reais é vermelha e tem uma Arara Vermelha grande. Essa Arara não é considerada extinta, embora tenha desaparecido de lugares onde antes era comum.


A cédula de 20 reais é amarela e traz um Mico Leão Dourado. O mico é primata de pêlo alaranjado e cauda longa nativo da Mata Atlântica, que é o símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.


A cédula de 50 reais é marrom e traz uma Onça Pintada que está ameaçada de extinção.


A cédula  de 100 reais é azul e traz uma Garoupa, peixe marinho da família dos serranídeos, um dos mais conhecidos dentre os encontrados nas costas brasileiras.


E essas são as moedas de cinco, dez, vinte e cinco, cinquenta centavos e um real. A moeda de um real é a maior de todas.


Assista o conteúdo dessa atividade no vídeo a seguir:


Componente curricularHabilidade
Matemática(EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras.

Ciclo da Infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º Ano