You are currently viewing Matemática – O Sistema Monetário Brasileiro, vamos economizar?

Matemática – O Sistema Monetário Brasileiro, vamos economizar?

Será que estamos conseguindo economizar!? Ai, ai, ai!!! 

Economizar? Como assim? Eu nem tenho salário para economizar? Economizar o quê??? Por que eu tenho que pensar em tudo isso? Economia é assunto de gente grande!

Economizar tempo, espaço, água, energia! Só não podemos economizar carinho com as pessoas que amamos e gratidão com aqueles que cuidam de nós!

Criança não realiza trabalho remunerado, mas pode ajudar muito na economia da casa com o objetivo de ser ainda mais importante para sua família e, desde pequeno pensar em se tornar um adulto responsável ao ajudar a sociedade e feliz por saber valorizar tudo que recebe.

Economia é assunto de gente pequena também! Quem disse isso foi a Professora Alda Martins, de Goiânia! Vamos assistir e viajar nessa interessante reflexão!

“ECONOMIA é assunto pra gente pequena também” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=V2ffRir-LGQ

Economizar é muito importante!

Economizar dinheiro, deixando de comprar produtos desnecessários, fazendo um lista de compras, pesquisando o produto mais barato! Sim, você pode ajudar a sua família em todas essas questões de dinheiro.

Outra questão importante é a economia com a água e a luz que, além de economizar dinheiro ajuda na preservação de nosso planeta.

Outro detalhe é contribuir com a organização dos espaços utilizados. Um exemplo disso é deixar seu quarto e seu espaço de estudo sempre organizado para que sobre espaço e tempo para os brinquedos e brincadeira!

Veja umas dicas importantes!

A palavra é ECONOMIZAR

Vai sair de um cômodo? apague a luz!

Vai sair da sala? desligue a televisão!

Durante o dia? luz apagada!

Vai tomar banho? Seja rápido e ligeiro! Tome banhos rápidos e com o chuveiro na posição de verão!

Vai lavar as mãos?  feche a torneira enquanto usa o sabonete!

Vai escovar os dentes? Desligue a torneira enquanto escova!

Convide os adultos de sua casa para pensar sobre o uso da torneira. 

Vai varrer a calçada? Use a vassoura e não a mangueira!

Vai lavar o carro? Use o balde

A torneira está pingando?  É hora de consertar.

No início parece chato, cansativo, mas com o tempo você verá que vale a pena economizar no presente e fazer planos para o futuro. Aos poucos você e sua família começa a gastar menos e consegue até juntar um dinheirinho para depositar na poupança. 

Poupança é uma forma de investimento, você junta o dinheiro que ganha da madrinha, da vovó, da titia, a mesada, junta até as moedinhas espalhadas pela casa e, no fim do mês vai com o papai, a mamãe ou até a irmã mais velha e abre a sua conta poupança, daí pra frente é só alegria!!! 

Daí pra frente você e sua família já começam a sonhar com o passeio que deseja fazer, com o brinquedo tão sonhado  ou com aquele eletrodoméstico que sua mãe tem vontade de comprar há tanto tempo e nunca sobrou dinheiro!! Daí pra frente você e sua família vão planejar o próximos investimentos! 

Ahhhh? Investimento? Como assim? Investir? O que é isso? já disse que ainda não trabalho, ainda não tenho dinheiro para investir,  lembra??

Calma! Vamos devagar! Pense comigo!

Juntar dinheiro no cofrinho e depois depositar no banco em uma conta poupança é um bom investimento!

Comer aquela comidinha gostosa feita pelos nossos responsáveis na hora certa, também é um ótimo investimento!

Assistir a um bom filme, ouvir uma boa música e principalmente ler um livro legal é  também um excelente investimento!!! 

Você é a pessoa mais importante do mundo!!! Lembre-se disso sempre!!!

Assista um vídeo para aprender mais um pouquinho com a Professora Alda Martins que ama dobrar papéis e construir lindos origamis!


Origami é uma arte que nasceu no Japão, há muitos e muitos anos. É a arte de dobrar papel, sem usar cortes ou colas e criar objetos para decorar a casa, o quarto, o caderno a pasta e até presentear aquela pessoa querida!!!

https://www.youtube.com/watch?v=KLQptD5Af0g


Assista na íntegra o conteúdo no vídeo abaixo:


COMPONENTE CURRICULARHABILIDADES
Matemática(EF02MA20-A) Comparar preços de produtos identificando o mais caro e o mais barato em situações do cotidiano.
(EF02MA20-B) Verificar se é possível comprar ou não com determinados valores, priorizando compras necessárias, enfatizando o consumo consciente e a economia.

Ciclo da Infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano