You are currently viewing O respeito às diferenças

O respeito às diferenças

Olá, tudo bem? Quarentena rima com centena, morena, problema, dilema, antena, poema. Você sabe o que são rimas? A rima é um recurso de estilo de linguagem utilizado em versos como poesias e músicas. Hoje, vamos ler poesias que falam sobre diversidade. Vamos aprender mais?


A rima é um recurso muito utilizado em poesias e músicas e proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas e/ou letras de músicas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final das sílabas. Os textos poéticos expressam sentimentos e emoções sobre determinadas situações ou até mesmo objetos.

Leia com atenção os poemas abaixo:

Diversidade
Tatiana Belinky
UM É FEIOSO,
OUTRO É BONITO
UM É CERTINHO
OUTRO, ESQUISITO
UM É MAGRELO
OUTRO É E GORDINHO
UM ...

https://image.slidesharecdn.com/diversidadetatyane-170605010710/95/diversidade-tatyane-1-638.jpg?cb=1496624860(Imagem: Diversidade – Tatiana Belinky. Site:SlideShare)

Pessoas são Diferentes – Ruth Rocha

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes…

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

(Texto: Poesia infantil de Ruth Rocha – Site: Criando com apego)

As poesias de Tatiana Belinky e Ruth Rocha falam sobre a diversidade. Leia as poesias novamente e responda oralmente: além das características físicas, o que torna uma criança diferente da outra? Você concorda com Tatiana Belinky  quando fala que seria chato se todos fossem iguais? Por que?

Agora é sua vez! Crie uma poesia falado sobre a beleza da diversidade. Não esqueça de rimar.


Para saber mais:

“Diversidade – Tatiana Belink” Canal:Lídia Medeiros – https://www.youtube.com/watch?v=2zmQ0NunQDs

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Português: Apreciação estética/estilo: Apreciação de textos do campo artístico-literário
HABILIDADES:(EF35LP27) Ler e compreender com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

PROPONENTES/ PROFESSORES:Liliane Tosta Costa
INSTITUIÇÃO:E.M. Pedro Gomes de Menezes

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Ética e Cidadania