You are currently viewing O RELÓGIO E A GESTÃO DO TEMPO

O RELÓGIO E A GESTÃO DO TEMPO

O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO
QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.

Domínio público

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?

Temos um bom tempo para diversão, alegria e aprendizado!

Chame todos da sua casa e vamos embarcar nessa onda do conhecimento.

Hoje vamos falar sobre a marcação do tempo ao longo do dia e da importância de se ter uma rotina.

Se você organizar bem o seu dia, terá tempo de sobra para tudo que precisa fazer e ainda sobrar  espaço para brincar e se divertir!

É muito importante fazer da organização um hábito.

E hábitos são construídos com o passar do tempo.

Se desde criança  você desenvolver bons hábitos e boas atitudes, quando se tornar adulto essas questões serão tratadas de forma mais tranquila.

Organize seu espaço de estudo, o quarto onde você dorme,

seus brinquedos…

SUA ROTINA

Para conseguir se organizar direitinho é importante saber marcar as horas, os minutos e até os segundos.

Você não sabe olhar as horas em relógios analógicos?

Fique tranquilo!

A Professora Alessandra Freitas preparou uma explicação bem legal sobre esse assunto. Vamos ver o que ela tem para nos contar?


“TEMPO – RELÓGIO – PARTE 1” – Canal: Alessandra Carneiro de Freitas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=sgm7kb1KsU4

A Professora Alessandra explicou que o dia tem vinte e quatro horas.

Disse também que, por volta das 5 horas da manhã começa a clarear.

MAS…..

Que horas você acorda?

Nesse período de pandemia você não está indo para a escola. Certo?

Então o que você faz entre cinco horas da manhã e o meio dia?

Já pensou nisso?

Não?

Pense comigo!

De 5 horas da manhã até o meio dia são 7 horas.

Muito tempo, não é mesmo!

Agora vamos pensar mais um pouquinho em nosso dia…

Vimos nas explicações da Professora Alessandra que, por volta das 18 horas, começa a escurecer novamente.

Então, de meio dia até as 18 horas temos mais 6 horas.

Ai, ai, ai, ai…. São muitas horas!

Vamos pensar em organizar nosso tempo?

Então vamos lá!

Convide alguém da sua casa e construa seu próprio relógio observando tudo que foi ensinado:

Tem que ter 3 ponteiros: um para marcar as horas, outro para marcar os minutos e outro para marcar os segundos.

Tem que ter os números de 1 a 12, lembrando que, para completar as 24 horas o relógio dá 2 voltas.



Lembra que no programa passado falamos do calendário?

Que ele marca os anos, meses, dias da semana e do mês?

Agora você pode organizar seus horários e dias da semana.

Vamos lá!



MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO!

Inclusive da gestão do nosso tempo.

Como já dissemos ela nos acompanha desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir.

Veja só alguns exemplos de números em nosso relógio:

O dia tem 24 horas

Cada hora tem 60 minutos

Cada minuto tem 60 segundos

Para conseguir olhar as horas no relógio analógico, você precisa saber contar de 5 em cinto até 60. Vamos treinar?

5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55,60.

Precisa contar também de 10 em 10 até 60, olhe só:

10, 20, 30, 40, 50, 60.

É hora do desafio!

Quantos minutos tem um dia?

Quantos segundos ltem uma hora?

Quantas horas tem uma semana?

VAmos para outro desafio!

Fala bem rápido e sem errar…

CACÁ QUER CAQUI…

Esse desafio é pra lá de complicado!

Eu conheço alguém que é fera em trava-língua.

Vou chamar o Rodrigo do canal MA ME MI MO MUSICA para resolver essa parada!


“Cantando Trava-línguas (Cacá quer caqui).” Canal: Ma me mi mo Música! – Link: https://www.youtube.com/watch?v=uBkjBEDOj28

ComponenteHabilidade
Matemática(EF01MA17-D) Esquematizar, por meio de tabelas com ilustrações, desenhos e pequenos textos, as atividades que são desenvolvidas em cada período do dia.
(EF01MA17-F) Relacionar a sucessão do tempo com o movimento da Terra, associando por meio de desenhos, ilustrações e pequenos textos, a posição do Sol no início da manhã, ao meio dia e no final da tarde, indo de leste a oeste, com a sucessão das horas do dia, utilizando tecnologias digitais, quando necessário.
(EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos.

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º ano


Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: