You are currently viewing O que são Regras?

O que são Regras?

No dia a dia você convive com pessoas diferentes (a mamãe, um primo, a professora, o colega de escola…) em lugares diferentes (em casa, na escola, na igreja …). Para que todas as pessoas convivam bem foram criadas regras. Você sabe o que é uma regra? 

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Quer ver como isso funciona? Observe a imagem abaixo e veja o comportamento do menino.

Um, menino, jogando lixo, ligado, rua Vetor grátis
Fonte: Site Freepik – Um, menino, jogando lixo, ligado, rua Vetor grátis

O que o menino da imagem está fazendo? O comportamento dele está correto? Por quê?

Você percebeu que o comportamento do menino não está certo porque não se pode jogar lixo no chão. Mas por que não pode? O que aconteceria se todo mundo começasse a ter esse mesmo comportamento na sua casa, na rua e na escola?

Viu como você já entende o que é uma regra! As regras são feitas para melhorar a convivência entre as pessoas. E aí, quais regras existem na sua casa? E na escola?

Peça ajuda de um adulto para você escrever qual é a regra da sua casa que você acha mais importante obedecer. Faça um desenho sobre a regra e fixe o papel em um local que todos possam ver, para que eles vejam e aprendam que é importante obedecer a essa regra. 

Para saber mais:

O que é um Lar? : O que são as coisas-TV Escola

(YouTube, canal Ass-teroide’s Chanel)




Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A (1º Ano) – Experiências e Curiosidades 

OBJETO DE CONHECIMENTO: Convivência e interações entre pessoas na comunidade: costumes, tradições e hábitos de diferentes grupos.HABILIDADES:
(EF01GE03-A) Reconhecer a existência de normas de convivência social para diferentes espaços.
(EF01GE04-B) Discutir, elaborar e utilizar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços de sua vivencia.