You are currently viewing Educação Física – O que é o skate?

Educação Física – O que é o skate?

Fala galera!! Tudo bem com vocês?! Hoje vamos conhecer um pouco sobre o universo do Skate. Você sabe o que é esse esporte? Qual a origem desse nome? E como as pessoas praticam?

Skateboard significa “Patins numa prancha”, no Brasil costumamos falar apena Skate. Ele é um esporte que surgiu nos Estados Unidos. Ficou muito famoso entre os jovens surfistas da Califórnia que queriam algo pra fazer quando não houvesse boas ondas no mar, a ideia é simular o Surf, mas há relatos de pessoa que já praticavam antes de ficar famoso entre os surfistas. Neste caso a ideia é surfar no asfalto, com rodas.

Agora você assistirá um vídeo que conta rapidamente essa história:

Vídeo 1

“Origem do Skate”– Canal: TV Band Piauí– Youtube

Você viu como a origem do esporte tem conexão com o nome? Legal, não é?! Vamos então compreender um pouco de quais partes é feito o skate, assista ao próximo vídeo:

“Anatomia de um Skate”- Canal: Silkana Brasil- Youtube

Reveja o vídeo anotando o nome das partes do Skate. Vamos agora para nosso último vídeo de hoje, como iniciar a prática do Skate:

Atenção: É muito importante não tentar praticar os movimentos sem seu professor, ou um profissional por perto, assim você evitará qualquer risco de lesão. Portanto, aguarde o retorno das aulas para experimentar adequadamente alguma prática que possa ser apresentada para o ambiente de cidade e escola.

Vídeo 3

“Como remar, fazer curva e frear no Skate- Skate para iniciantes” – Canal: SKTBR– Youtube

Neste terceiro vídeo você conseguiu ver um passo a passo de como descobrir o “pé da remada”, como ficar em pé no Skate, como fazer curva, como frear. O que você achou? O skate é um esporte muito divertido se praticado com cuidado. Agora reveja o vídeo anotando o nome de cada procedimento que ele ensinou. Anote também como deve ser feito cada procedimento.

Uma notícia muito legal para os fãs deste esporte é que o Skate a partir de 2020 fará parte do programa das Olimpíadas, ou seja, o Skate agora se tornou um esporte olímpico, isso proporciona mais visibilidade para o esporte e para os atletas, além da oportunidade de ter atletas concorrendo pelas tão sonhadas medalhas olímpicas.

Por hoje é isso pessoal! Para conhecer mais sobre o skate procure os links do “Saiba mais”.

Para saber mais:

“A História do skate” – Canal: Portal do Skate – Link: https://www.youtube.com/watch?v=dHlWeoaxbik&feature=emb_logo

“The best of Leticia Bufoni”. Canal: Carlos Rick – Link: https://youtu.be/Fe7ab-mTQOc

“Skate nos jogos olímpicos anima nova geração brasileira: “Temos que evoluir”– Site: Globo Esporte, veja no link abaixo:

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Práticas Corporais de Aventura urbana e na natureza: Conceito, Valores, Características básicas e Fundamentos técnicos de segurança.
HABILIDADES: (GO-EF06EF18) Vivenciar e fruir diferentes praticas corporais de aventura urbana e na natureza, valorizando a segurança e integridade física individual e coletiva, respeitando o patrimônio natural e cultural, minimizando os impactos da degradação ambiental. (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Corpo, expressão e movimento