You are currently viewing O que é arte?

O que é arte?

Você já imaginou a vida sem arte?
Seria um tédio, não é mesmo?


Como já disse o poeta Ferreira Gullar: 
“A arte existe porque a vida não basta!”

A expressão em arte pode ser por meio de várias linguagens artísticas. Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…
Agora que a gente sabe o que são linguagens artísticas, fica a pergunta: O que é arte?
Será que a gente consegue uma única resposta?

O que é arte? Se alguém lhe fizer essa pergunta, o que você responderia?

Ao longo dos tempos, criamos diferentes modos de fazer arte, por diversos motivos. O papel da arte não é o mesmo em cada época, lugar ou cultura. A maneira como nos relacionamos com a arte também está sempre em mudança. Encontrar respostas para esse tipo de questionamento, pelas razões que acabei de mencionar, definir o que é arte não é tão fácil, mas possível de encontrar algumas pistas para uma quase resposta!
A arte pode ser compreendida como forma de comunicação, ou seja, que questiona, que interpreta e que desafia a realidade. Nesse sentido, a arte é algo fluido, e não tem como ter uma definição pronta e acabada, pois as expressões artísticas são mutantes e estão atreladas aos tempos, espaços e culturas.

A arte é uma manifestação humana… Só existe arte porque o homem e a mulher fazem arte! Não se esqueça disso!

A arte enquanto manifestação humana, está sempre COMUNICANDO as coisas do seu tempo, e dependendo dos modos de vida, do lugar e da época ela comunica de maneira diferente. Por isso nenhuma definição consegue responder o que é arte, pois o mundo muda o tempo todo, os valores e culturas mudam.


Tem um vídeo bem bacana sobre o que pode ser arte. Vamos ver mais um exemplo de que a definição de arte não se esgota!

O que é arte? Canal: GCF AprendeLivre
https://www.youtube.com/watch?v=NW4z_db_2AI

Atividade 1
Em seu caderno, faça uma tabela como o modelo abaixo e preencha com indicado:

Linguagem artísticas3 exemplos de cada linguagem
Música1.
2.
3.
Cinema1.
2.
3.
Pintura1.
2.
3.
História em Quadrinhos1.
2.
3.
Dança1.
2.
3.
Vídeo Game1.
2.
3.
Neste item você escolhe a linguagem1.
2.
3.
Tabela a ser copiada no caderno e preenchida, pelo(a) estudante.

Ensino Fundamental / Ciclo Adolescência – Experiências e Curiosidades


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades




Arte Artes Visuais
Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artísticaDistinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal.

Arte Artes Visuais
Contextos e Práticas: Estilos visuais;Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, bem como ampliar o seu repertório estético e imagético.
Arte Artes VisuaisFormas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneasRelacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, trazendo sentidos e significados para as produções artísticas diversas, fazendo conexão às suas histórias de vida, memórias e valores construídos, por meio de vivências e assim criar seus ideais, desejos e perspectivas coletivas e sociais.