You are currently viewing O plano cartesiano.

O plano cartesiano.

Olá! Hoje você vai estudar sobre o plano cartesiano, o que é e como localizar uma posição nele. Além disso vamos ver onde podemos encontrá-lo no nosso dia a dia. Que você tenha um bom momento de estudos!


Atividade1: 

Nessa atividade você irá fazer a leitura do texto abaixo que nos diz um pouco sobre o plano cartesiano e suas características, assim daremos início aos nosso estudo. Essa leitura é muito importante!

Vamos lá? 

                                 O que é o plano cartesiano

O plano cartesiano é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90°. Essas retas determinam um único plano, que é denominado com sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/planocartesiano.htm

Atividade 2: 

Agora assista o vídeo “Coordenadas cartesianas” onde você poderá compreender melhor o que é o plano cartesiano e como utilizá-lo.

Canal – professora Vilma “Coordenadas cartesianas”- https://www.youtube.com/watch?v=OgZej6gCAZI

Atividade 3: 

Que bom, chegamos à nossa última atividade de hoje, agora você vai colocar em prática os conhecimentos que estudamos até o momento, para isso resolva nossa atividade proposta a seguir, lembre-se dos conceito visto no vídeo anterior. 

  1. Observe o mapa abaixo e responda registrando em seu caderno:

a) Em qual coordenada está localizada a cidade de Salvador?

b) Qual estado brasileiro mostrado no mapa apresenta coordenadas (4, B)?

c) Em quais coordenadas encontram-se as cidades de Recife e a capital do Brasil?

d) Quais são as possíveis coordenadas de localização da Argentina?

Bom trabalho e até mais!

Saiba Mais | Referências:

Canal: Brasil Escola “Plano Cartesiano – Brasil Escola”https://www.youtube.com/watch?v=stGz9jipoaw

Canal:Kuadro Oficial “Pontos no Plano Cartesiano” – https://www.youtube.com/watch?v=y2r8UfK0LTg

Objeto de ConhecimentoPlano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano: Plano cartesiano; Coordenadas cartesianas; Deslocamentos no plano cartesiano
Habilidades(EF05MA15): Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros

Proponentes/ Professores:Davisson Aparecido de Almeida Cheirly Cristiane Pereira de Melo
Instituição Educacional:Escola Municipal Monica de Castro Carneiro
CRE:Central

Ciclo da Infância – Agrupamento E – 5º ano -Experiências e Curiosidades