You are currently viewing História – O nomadismo e a dependência da natureza

História – O nomadismo e a dependência da natureza

Não é fácil para nós imaginarmos como era a vida dos primeiros seres humanos. Se hoje temos energia elétrica para iluminar as noites, se hoje temos máquinas e equipamentos para produzir alimentos industrializados, se hoje temos remédios e roupas para saúde e proteção, os primeiros habitantes não tinham nada para se proteger, nada para produzir comidas, nenhum lugar para ser sua habitação, sua casa.

Esse ser humano vivia numa total dependência da oferta de alimentos produzidos pela natureza. Sua comida eram os frutos silvestres, as raízes, os peixes que conseguiam pescar e os pequenos animais que conseguiam capturar.

Não tinham conhecido do fogo e não sabiam como produzí-lo. Assim, sua alimentação era precária, os alimentos eram comidos crus e quase não se conhecia tempero algum.

Assim como sua dieta precária, ele também vivia de forma precária, limitada. Dependendo do que a natureza lhe fornecia, ele era um ser nômade, buscando sempre locais onde houvesse alimento e um mínimo de segurança para viver um período. Assim, uma de suas características nesse período era a migração.

Para compreender mais acerca de como viviam os seres humanos naqueles tempos, desenvolva as seguintes atividades:

1º – Assista ao vídeo “Fantástica Academia”, logo abaixo:

Pré História – Desenho Animado – Canal Barao Pirapora – YouTube

2º – Leia a reportagem publicada no seguinte site:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/estudo-reconstroi-o-cotidiano-dos-primeiros-seres-humanos-da-historia.phtml

3º – Agora faça as seguintes atividades em seu caderno:

a) Identifique as palavras desconhecidas e procure o seu significado com o uso de um dicionário

b) Faça uma comparação de sua vida com o modo de vida descrito/narrado e aponte, pelo menos, 5(cinco) diferenças que você identificou.

c) Será que seria possível viver no mundo atual sem a energia, os computadores, os celulares, os automóveis? Explique sua resposta.

Saiba Mais | Referências:

https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/primeiros-seres-humanos.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nomadismo.htm

https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/nomadismo.htm

Objeto de ConhecimentoA vida dos primeiros seres humanos Nomadismo Dependência da natureza
Habilidades(GO-EF06HI02-A) Identificar o estudo da História como ferramenta de interpretação da cnstrução de identidades o EU. Compreender sua relação com a construção da cidadania elacionando-se ao conhecimento do OUTRO como ser histórico, permitindo compreender entrelaço social, o NÓS, a cultura, a construção moral e a realidade em que está inserido.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social.
Proponentes/ Professores:Weber Roberto de Almeida
Instituição Educacional:Escola Municipal João braz
CRE:Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ética e Cidadania