You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – O mundo digital e a Língua Inglesa.

LÍNGUA INGLESA – O mundo digital e a Língua Inglesa.

Olá, estudante!

Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 25/03/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


A Língua Inglesa e os meios digitais.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Aquisição do léxico sobre os temas abordados em textos publicitários, de propaganda entre outros. 


LÍNGUA INGLESA | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, what´s up? Are you fine? I´m fine!!

Nessa primeira aula de Inglês, irei abordar um assunto muito interessante e que vale a pena observar! Início com algumas perguntas:

Quantos de vocês possuem celular?

Você tem conta no facebook, instagram, twitter, ou qualquer outro aplicativo?

E o whatsapp? Acredito que a maioria de vocês possuem, certo?

Você gosta de jogos? Seja em aparelho celular ou computador?


A importância dos meios digitais na nossa sociedade!

Quais são os pontos positivos e negativos dos recursos digitais?

PONTOS POSITIVOS

Conversas em tempo real;
Novas amizades;
Fontes inesgotáveis de pesquisas sobre diversos assuntos;
Compras, pagamentos, transferência de dinheiro por celular;
Jogos interativos;
Etc.


PONTOS NEGATIVOS

Vícios;
Pessoas más intencionadas na internet;
Cyberbullying;Invasão de privacidade ou a falta de privacidade;
O tempo gasto diante aos aplicativos;
Etc


Podemos elencar diversos fatores bons e ruins sobre os recursos digitais, tal como elencamos acima! De qualquer modo, um importante fator a se considerar é a relação que a Língua Inglesa tem com os recursos digitais. Observe o quadro a seguir:




LÍNGUA INGLESA 
Jogos;
Manuais de instruções;
Facebook;
Instagram;
Chats com pessoas de outros países, novas amizades;
Propagandas


Quantas vezes você já abriu um site e viu uma propaganda em Inglês? Ou, enquanto conversa com algum amigo pelo whatsapp você acaba mandando um meme ou uma figurinha com alguma expressão em Inglês? Sem falar na quantidade de GIFs que existem com o objetivo de nos fazer rir bastante, não é mesmo?! Pois bem, na aula de hoje, apresentarei alguns desses exemplos e teremos a oportunidade de ver a Língua Inglesa nesses diferentes contextos comunicativos, bem como compreender o que essas mensagens estão dizendo, isto é, o seu valor comunicativo, certo?  Vamos lá? Observe cada uma dessas imagens a seguir:


Imagens organizadas por prof. Thiago Morais e disponíveis em Pixabay.com e Wikimedia Commons

Qual a função deste meme? Ou anúncio?  De que maneira a Língua Inglesa foi empregada? Qual o objetivo comunicativo? 


Atividade:

Questão 1 – Use sua imaginação e crie um meme em Inglês com seu próprio vocabulário. Para isso, busque por imagens de revistas ou jornais, imagens à sua escolha. Seja criativo!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante

(EF09LI13-A) Reconhecer e explorar, nos novos gêneros digitais, gif, E-zines, tweets, gameplay, trailer honesto, wikis, memes, novas formas de escrita, como abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, na construção das mensagens para desenvolver as competências sociocomunicativas.


Observação: Os links das imagens estão disponíveis em Pixabay: https://pixabay.com/pt/ acesso em 16/02/2021

E também em Wikimedia Commons : https://commons.wikimedia.org/ acesso em 16/02/2021