You are currently viewing O “Jogo da Onça”

O “Jogo da Onça”

Os jogos de tabuleiros eram populares entre os povos antigos, como na Grécia e em Roma. Com o passar do tempo eles ganharam inúmeras versões e adaptações, mas, não perderam a sua importância.    

Você conhecerá um jogo de tabuleiro de origem indígena, o “Jogo da Onça”. Na história das civilizações encontram-se registros desse jogo em diversos territórios, como a Índia, países nórdicos e a civilização Inca

Independentemente do local, o objetivo do jogo é o mesmo, quer saber qual? Assista ao vídeo abaixo para saber.

Vídeo 1 – Jogo da Onça” – Canal: VemKaJogar – https://youtu.be/NJFtAzorA-Y

Atividade 1 – Você construirá um tabuleiro do jogo da onça, para jogar com a sua família. Abaixo temos o gabarito de um tabuleiro do Jogo da Onça. Com a ajuda de um adulto, reproduza a imagem abaixo em uma folha (pode ser um papel A4, cartolina ou papelão).

Figura 1: tabuleiro do Jogo da Onça

Fonte: SME, 2020

Atividade 2 – Agora que você já construiu o tabuleiro, você precisará separar alguns objetos para simbolizarem a onça e os cachorros. Você pode utilizar tampinhas de garrafa, feijões maiores, miçangas, botões, etc. Você precisará de um total de 15 objetos, sendo que um simboliza a onça e os outros representam os cachorros. Por isso escolha um objeto com formato ou tamanho diferente para distinguir a onça dos demais. 

Atividade 3 – Após construir o tabuleiro e selecionar os objetos, convide alguém da sua casa para uma partida de Jogo da Onça. Lembre-se de explicar as regras e o objetivo do jogo. Faça um registro fotográfico da construção do tabuleiro e das partidas que foram realizadas. Assim, você poderá mostrar como foi essa experiência.

Atividade 4 Depois de jogar bastante e se divertir muito, realize um registro escrito em seu caderno descrevendo as informações que aprendeu nessa atividade sobre a origem e o significado desse jogo. Escreva também um manual informando como se joga e como construir um tabuleiro para se divertir com o Jogo da Onça.            

BOM TRABALHO!

SAIBA MAIS:

Tabuleiro multijogo 1 – Alquerque” – Canal: Lobogames UFRGS https://youtu.be/cnp59a90e2Q 

Jogo da onça – Tabuleiro de Suetônio” – Canal: Prancheta do Suetônio – Fábio Dias – https://youtu.be/VQwCfAGJt-M

O primeiro jogo da história – De quem é a vez? – História” – Canal: Rafael Studart – https://youtu.be/qIXR85jSxmw 

HABILIDADES:(GO-EF03EF17) Vivenciar e fruir diferentes tipos de jogos de salão, empregando seus valores, regras e significados.(GO-EF04EF16) Vivenciar e analisar valores, normas, regras, objetivos, e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.