You are currently viewing Ciências – O jeito que a luz passa nos materiais

Ciências – O jeito que a luz passa nos materiais

Olá! A luz tem algumas formas de entrar em contato com os materiais. Que tal aprender um pouco sobre isso?

Atividade 1

Veja a explicação a seguir:

Agora, você vai fazer uma experiência!

Pegue um copo transparente ou um material de plástico transparente. Você consegue ver o que está do outro lado? Explique o que pode ter acontecido.
DICA: Você pode encontrar a resposta na explicação. Escreva em seu caderno ou converse com alguém de sua casa.

Atividade 2

Complete as lacunas escrevendo refração, reflexão ou absorção:

Quando a luz atravessa pelos objetos temos:

Quando a luz é absorvida por um objeto temos:

Quando a luz bate e volta em um objeto temos:

Escreva refração, reflexão ou absorção: O que acontece quando você olha para uma bacia que tem uma água limpinha?

Proponentes – ProfessoresNatália Jordana
Instituição EducacionalEscola Municipal Lions Clube Bandeirantes
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos.SILVA, Natália Jordana Vieira. Esquema explicativo sobre o comportamento da luz nos materiais. 2020. 1 Fotografia.

Cicio da infância/ Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoC
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades ComplementaresHabilidade estruturante: (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).