You are currently viewing Língua Inglesa – O futebol e a Língua Inglesa

Língua Inglesa – O futebol e a Língua Inglesa

Olá! Hoje vamos conhecer mais sobre o futebol, o esporte mais popular do Brasil. Vamos estudar os termos técnicos em inglês referentes ao assunto, além de ler e interpretar a narrativa de uma partida de futebol e conhecer outras modalidades esportivas.


ATIVIDADE 1

Para começar, vamos assistir ao vídeo “Learn soccer- vocabulary for children” que nos apresenta os objetos mais utilizados no futebol em inglês. Ouça e repita. 

“Learn Soccer – vocabulary for children” Canal: BRITISH BUBBLES – ENGLISH KIDS – https://www.youtube.com/watch?v=w7YrYQxdjcs

ATIVIDADE 2 

Em seguida, vamos ler e interpretar um texto narrativo sobre uma partida de futebol. Identifique termos como matches, players, pitch, goal, ball, e outros termos usados numa partida de futebol. Você pode anotar esses termos em seu caderno.

http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=89

ATIVIDADE 3 

Depois, vamos produzir, em inglês, uma lista com outros esportes coletivos. Você pode acessar o site Sports: Esportes em inglês – Estudo Kids ou Sports: Esportes em inglês – Estudo Prático para realizar sua pesquisa. Escolha uma das modalidades e produza uma bela ilustração!


Saiba Mais | Referências:

https://www.estudokids.com.br/esportes-em-ingles/
https://www.estudopratico.com.br/esportes-ingles/

Objetos de Conhecimento:Compreensão em leitura; formação de leitor; partilha de leitura; Estrutura composicional de textos escritos e multimodais;Esportes coletivos e suas linguagens em textos escritos e multimodais;Repertório lexical:Esportes coletivos e Linguagem de esportes.
Habilidades:(GO-EF03LI10) Compreender a estrutura composicional de textos escritos e multimodais sobre esportes para explorar informações em textos diversos.(GO-EF03LI11) Identificar e explorar recursos linguísticosrelacionados aos esportes coletivos para interpretar textosescritos e multimodais.(GO-EF03LI18) Listar e ilustrar os nomes de esportes coletivos, soccer, volleyball, basketball, handball, para descrevê-los.(GO-EF03LI19) Identificar recursos linguísticos referentesa esportes coletivos, goal, score, touchdown, match point,game point, para usá-los em situações cotidianas, como aulas de Educação Física, jogos estudantis, jogos apresentados pela mídia.

Proponentes/ Professores:Bianca Ribeiro Morais Costa; Naara Moreira; Rita de Cássia Vargas da Silva; Vivien Dias da Silva Amorim.
Instituição Educacional:Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo.
CRE:Central.