You are currently viewing O fogo ontem e hoje!

O fogo ontem e hoje!

Olá! Tudo bem? A Pré-história é uma fase muito importante e cercada por inúmeros desafios de compreensão. Nessa atividade, você poderá conhecer um pouco mais sobre esse assunto e uma das maiores descobertas realizadas nesse período. Vamos viajar no tempo e conhecer um pouquinho dos nossos ancestrais? Siga em frente e se encante com essa viagem ao passado.

É muito bom ter você aqui. Nessa atividade, você entenderá como era a vida dos seres humanos na Pré-história.  Você verá como eles viviam, os seus costumes, como dominaram o fogo e como se comunicavam.

Assista ao vídeo e aprenda sobre a Pré-história:

“Pré-história – 5 coisas que você deveria saber – História para crianças” – Canal: Smile and Learn – Português – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1XPL3hzuYRY

Agora, leia o texto que apresentará uma das maiores descobertas do homem na Pré- História:

https://www.10emtudo.com.br/artigo/o-descobrimento-do-fogo/#:~:text=Estudos%20recentes%20dos%20povos%20primitivos,pedras%20ou%20peda%C3%A7os%20de%20madeira.
(Texto: O descobrimento do fogo. Site: 10emtudo)

Hora de organizar as ideias: escreva em seu caderno os conhecimentos do vídeo e do texto por meio de um resumo. Não esqueça de refletir e escrever qual acontecimento modificou a maneira de viver dos homens pré-históricos e qual o impacto que ele causou na história da humanidade.


https://cdn.emtempo.com.br/img/inline/160000/TURMA-DO-UIRAPURU-645x1024_00169659_0_201908221412.jpg
(Tirinha: Queimadas – Jack Cartoon. Site: Jornal Em Tempo)

Fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva foi fundamental para o homem iniciar seu caminho rumo à civilização, contudo, atualmente o homem vem usando o fogo de maneira errada, para limpeza do solo antes do plantio, fazendo com que o solo perca nutrientes necessários à agricultura. Além do empobrecimento do solo, as queimadas causam inúmeros problemas ambientais. Pesquise na internet e registre no seu caderno quais consequências negativas o uso do fogo sem controle traz para natureza.

Viu o quanto é importante respeitar a natureza! Até a próxima!!

Para saber mais:

https://gcn.net.br/noticias/214996/criancas/2013/06/a-descoberta-do-fogo-mudou-a-vida-do-homem
(Texto: A descoberta do fogo mudou a vida do homem. Site: GCN Net)

“Cena do Filme: A guerra do fogo” – Canal: Maria de Lourdes Coelho – Link: https://www.youtube.com/watch?v=OFrmEskYEU4
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras: Rotas migratórias; ocupação e deslocamentos
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.).

ÉTICA E CIDADANIA – HISTÓRIA – AGRUPAMENTO D
PROPONENTES: Maria Luiza Arantes de Faria Girotto (ESC. M. ITAMAR MARTINS FERREIRA).
CURADORIA: Carolina do Carmo Castro (GEREFU)