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História e Língua Portuguesa – O direito de brincar

Você gosta de brincar? Quais brincadeiras você conhece? Vamos ouvir uma música?

(“Criança não trabalha”, canal Palavra Cantada- Youtube)

Gostou da música? Na canção aparecem várias brincadeiras, você conhece alguma?

Pergunte para algum adulto de sua família quais eram as brincadeiras da sua época.

As brincadeiras de antigamente são as mesmas que você brinca hoje?

Escreva em seu caderno quais são iguais e quais são diferentes.

É muito importante brincar! Como diz a música, a criança não deve trabalhar e sim brincar, esse é um direito definido em Lei.

Essa lei é chamada de Estatuto da criança e do adolescente e estabelece os direitos e deveres das crianças e adolescentes

Vamos conhecer esses direitos e deveres.

Leia o material clicando no link abaixo.

Clique nesse Link Azul: https://plenarinho.leg.br/wp-Content/uploads/2017/01/ECA_2015_3a_reimpressao_2016web.pdf

E aí, aprendeu sobre os seus direitos e deveres com a turma da Mônica?

Agora, pergunte a algum adulto de sua casa como viviam e como eram tratadas as crianças antigamente.

Escreva um texto sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Não se esqueça de dar um título para o seu texto.

Para saber mais:

Brincadeiras de antigamente:

https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas/

DIREITOS DAS CRIANÇAS – especial de dia das crianças | Fafá Conta


Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – C (3º Ano) – Ética e Cidadania

Componentes:

História: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial: Espaços e tempos
Língua Portuguesa:  Identificação da ideia central de textos
HABILIDADES:
(EF01HI05) identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
(EF35LP03) identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global