You are currently viewing O Coronavírus e a vacinação

O Coronavírus e a vacinação

Olá, hoje você irá refletir sobre a pandemia do Coronavírus e o processo de vacinação, vamos entender como tudo isso funciona, peguem seus materiais escolares e bora começar.


A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:Tosse; Febre; Coriza; Dor de garganta; Dificuldade para respirar; Perda de olfato (anosmia); Alteração do paladar (ageusia); Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia); Cansaço (astenia); Diminuição do apetite (hiporexia); Dispnéia (falta de ar).


Vamos conhecer mais sobre o Coronavírus com a professora Olívia, do canal (YouTube) OlíviaBio.

“CORONAVÍRUS (COVID-19) – ENTENDA ESSE VÍRUS…” Canal OlíviaBio

Atividade 1

Questão 1

Agora escreva em seu caderno um texto sobre tudo que você já ouviu sobre o coronavírus, converse com seus familiares e amigos e pergunte como eles estão se cuidando.


Depois de tantas informações, é hora de entender melhor como as vacinas funcionam, já que vivemos em momento de muita expectativa sobre quando sairá a vacina contra o coronavírus.

O que são vacinas?

As vacinas são substâncias constituídas por agentes patogênicos (vírus ou bactérias), vivos ou mortos, ou seus derivados. Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções. As vacinas são seguras e causam poucas reações adversas, sendo estas, geralmente, leves e de curta duração. Trata-se da principal forma de prevenção de inúmeras doenças.


Leia o texto no link a seguir para continuar sua atividade.

Acesse o link (clique aqui): INFORMAÇÕES – VACINAS

A vacinação é essencial para manter a saúde da população


Atividade 2

Questão 1

Explique as características de uma vacina e como ela age no nosso organismo.

Questão 2

Converse com os seus familiares sobre seu histórico de vacinação. Pegue o seu cartão de vacinas e escreva sobre todas as vacinas que você já tomou até hoje. Cite as vacinas que talvez estejam faltando no seu cartão.


Entendeu como a vacinação é importante?

Desde Maio/Junho está saindo notícias de que a vacina contra a Covid-19 está em produção. Leia a reportagem do site da BBC sobre esse assunto.

Clique aqui: Vacina contra coronavírus: por que desenvolvemos imunidade permanente para algumas doenças e para outras não?

Todo o processo de criação de uma vacina é realmente muito complexo, e ainda não temos nenhuma certeza de quando a vacina contra a Covid-19 irá chegar, mas reflita um pouco sobre isso, respondendo às questões a seguir.

Atividade 3

Questão 1

Explique como está sendo o processo de desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

Questão 2

Escreva um texto reflexivo, sobre tudo que está acontecendo no mundo durante essa pandemia de coronavírus, explique como você e sua família está passando por tudo isso.


Saiba Mais“Coronavírus tudo sobre a Covid-19” no site Dasa:
https://dasa.com.br/coronavirus

“Diretor do Butantan diz que vacina contra Covid-19 poderá ser produzida já em outubro” no site Tribunal de Jundiaí: https://tribunadejundiai.com.br/saude/coronavirus/diretor-do-butantan-diz-que-vacina-contra-covid-19-podera-ser-produzida-ja-em-outubro/

“Brasil entra em parceria para produção de vacina contra Covid-19”:
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47132-brasil-entra-em-parceria-para-producao-de-vacina-contra-covid-19

Habilidades(EF06CI05-B) Identificar a organização básica das células, explicando seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF07CI10-A) Definir e explicar o que é vacina, identificando o princípio de imunização artificial ativa.
(EF07CI10-B) Comparar o mecanismo de ação de soro e vacina, diferenciando a imunização ativa da passiva.
(EF07CI10-C) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo, ressaltando seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva e na erradicação de doenças.
(EF09CI07-A) Identificar as aplicações das ondas na medicina diagnóstica (raios X, ultrassom, ressonância nuclear magnética), discutindo o papel do avanço tecnológico no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia óptica a laser, infravermelho, ultravioleta).

Assista a íntegra do programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Ester, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: Coronavírus e a vacinação. (Bloco 2):

CICLO DA ADOLESCÊNCIA – MEIO AMBIENTE E SAÚDE – TURMAS F,G,H,I