You are currently viewing Ciências da Natureza – O cerrado e o nosso jeito de ser.

Ciências da Natureza – O cerrado e o nosso jeito de ser.

Olá! Tudo bem?

Hoje você fará a leitura de um conto de Cora Coralina, ouvirá uma canção que fala sobre o jeito goiano de ser e ainda ampliará seu conhecimento a respeito do bioma Cerrado.

Vamos nessa?

Você conhece a poetiza Cora Coralina?

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em 1889 na cidade de Goiás. Tornou-se uma das maiores escritoras brasileiras e começou a escrever seus textos aos 14 anos. Também ficou conhecida por fazer deliciosos doces utilizando os frutos do cerrado goiano.

Vamos conhecer o seu conto “Meninos do Dedo Verde”.

Atividade 1

Observe a imagem, leia o texto e depois responda:

1. partir da imagem, você imagina que o conto “Meninos do Dedo Verde” falará sobre qual assunto?
  2. Leia o conto Meninos do dedo verde, link –http://gg.gg/OsmeninosverdesCoraCoralina
  3. O que você faria se encontrasse no jardim de sua casa algumas dessas criaturas?
  4. Escolha um dos trechos do conto e faça uma ilustração.

Atividade 2

Você certamente já estudou sobre o cerrado e sua importância para a preservação da água no Brasil. Porém com a ocupação humana, o Cerrado vem sofrendo com a degradação ambiental.

Acesse o link e assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre o cerrado.

Fonte: YouTube. Sobre o Bioma Cerrado. Canal: Portal Kairós
Link: https://www.youtube.com/watch?v=XX54FbfPUas

De acordo com vídeo responda:

1. Por que devemos preservar o Cerrado?
  2. Como são as árvores do cerrado?
  3. Por que o Cerrado é considerado uma floresta de cabeça para baixo?
  4. De acordo com vídeo, o Cerrado é um bioma que tem prioridade dos governos para sua preservação? E o que isso significa?

Atividade 3

Já falamos sobre Cora Coralina, sobre o cerrado e sua importância para todo o Brasil.

Agora que tal ouvir a música Jeito Goiano, cantada pelos cantores goianos Luiz Augusto, Amaury Garcia, Xexéu, Bia, Maria Eugênia, Tom Chris e Pádua.

Esta música retrata muito bem nosso estado e nossos costumes.

Acesse o link feche os olhos e sinta a música, combinado?

Fonte: YouTube. Jeito Goiano – Luiz Augusto – Amaury Garcia – Xexéu – Bia – Maria Eugênia – Tom Chris – Pádua. Canal: Thiago Costa
Link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=47&v=zODizVG9vRw&feature=emb_logo

ComponentesHabilidades
Língua Portuguesa(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses, antecipação e inferência; verificação de hipóteses, seleção e checagem.
Ciências(GOEF04CI12) Analisar as consequências da diminuição ou da extinção de algumas espécies do Cerrado
Geografia(EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.