You are currently viewing MATEMÁTICA – O CALENDÁRIO E A GESTÃO DO TEMPO

MATEMÁTICA – O CALENDÁRIO E A GESTÃO DO TEMPO

Hoje estudaremos o calendário e como ele pode contribuir com a gestão tempo, ou seja como ele pode nos auxiliar a organizar nosso dia-a-dia!

Você vai descobrir o quanto nosso calendário é rico!

Com ele podemos organizar nossos dias, fazer tudo o que  precisamos e ainda sobrar um tempo para diversão!!! Veja as explicações da Professora Alessandra.

“Calendário – medida de tempo” – Canal: Alessandra Carneiro de Freitas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=8u1XmBscHNc&t=8s

O calendário, assim como o relógio, nos auxilia a organizar nossa rotina.

SOLTE O ARTISTA QUE HÁ EM VOCÊ!

Construa  seu próprio calendário!

Marque as datas importantes!

Circule e pinte os dias do mês e da semana que você tem compromissos.

Faça  uma legenda bem legal para ilustrar as datas especiais!

Arquivo da Professora Alessandra Carneiro de Freitas

Vamos pensar em algumas datas bem especiais para você e sua família?

O dia daquele passeio incrível que você fará junto com seus familiares!

Todas as segundas-feiras você tem um compromisso marcado com o Programa Conexão Escola!

Que tal circular todos os dias do programa!

Agora, conte quantos programas Conexão Escola serão apresentados no mês de setembro?

Qual é o dia, o mês e o ano do seu aniversário?

Você sabe a data do aniversário das pessoas que moram com você?

NÃO? Então é hora de descobrir ….

MÃOS À OBRA!!

Pegue papel, lápis de cor, régua e junto com um familiar construa seu calendário com todos os meses do ano e anote nele a data do aniversário de todos, inclusive o seu!!!

Você pode anotar também a data do aniversário de todas as pessoas que você ama!

O aniversário daquela pessoa querida já passou e você não deu presente? E agora?

Vamos resolver essa questão!

Pegue uma folha de papel em branco, dobre em formato de cartão.

Agora pegue uma folha de revista velha, ou de jornal usado e faça uma dobradura bem legal, monte um cartão, escreva uma frase bem carinhosa e, juntamente com um abraço e um beijo presenteie a pessoa querida!

Não importa se o aniversário já passou, o que vale é a lembrança e o carinho!!!

Você não sabe fazer uma dobradura legal! E agora?

Não se preocupe, a professora Alda vai te ensinar!!

Com essa aula pra lá de divertida você vai aprender a empregar seu tempo em algo bastante produtivo!

Além de desenvolver a concentração, a coordenação motora, habilidades ligadas a Geometria, você ainda pode utilizar suas mão para criar seus próprios cartões, ilustrar a capa do caderno, da agenda e até decorar seu quarto!

Vamos lá, Professora Alda!

“ORIGAMI & MATEMÁTICA: Mico-leão-dourado (CÉDULA DE R$ 20,00)” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ns1M7fvpRCg&t=3s

ComponenteHabilidades
Matemática(EF01MA17-B) Reconhecer que um dia tem 24 horas, uma semana tem 7 dias, um mês tem 28, 29, 30 ou 31 dias, um ano tem 12 meses, utilizando situações cotidianas.
(EF01MA17-C) Nomear os dias da semana e os meses do ano.
(EF01MA17-E) Identificar datas significativas em calendários: aniversário, feriados, início e término do ano letivo, férias escolares.
(EF01MA18-A) Identificar no calendário o mês atual, o mês que veio antes, o que virá depois
(EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos.
(EF02MA23-A) Realizar pesquisas sobre assuntos de interesse das crianças, como cor dos olhos, mês de nascimento, preferência por um time de futebol, preferência musical, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas ou barras, comunicando-os oralmente.
(EF02MA15-A) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas, como círculo, quadrado, retângulo e triângulo, por meio de características comuns e propriedades, ter ou não lados e vértices, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos, em objetos do cotidiano, identificando e classificando de polígonos as figuras planas com lados.
(EF02MA15-B) Relacionar as características e propriedades dos polígonos, com suas respectivas nomenclaturas, inclusive reconhecendo o círculo como uma figura não poligonal.

Assista ao vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano