Hoje estudaremos o calendário e como ele pode contribuir com a gestão tempo, ou seja como ele pode nos auxiliar a organizar nosso dia-a-dia!
Você vai descobrir o quanto nosso calendário é rico!
Com ele podemos organizar nossos dias, fazer tudo o que precisamos e ainda sobrar um tempo para diversão!!! Veja as explicações da Professora Alessandra.
“Calendário – medida de tempo” – Canal: Alessandra Carneiro de Freitas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=8u1XmBscHNc&t=8s
O calendário, assim como o relógio, nos auxilia a organizar nossa rotina.
SOLTE O ARTISTA QUE HÁ EM VOCÊ!
Construa seu próprio calendário!
Marque as datas importantes!
Circule e pinte os dias do mês e da semana que você tem compromissos.
Faça uma legenda bem legal para ilustrar as datas especiais!
Vamos pensar em algumas datas bem especiais para você e sua família?
O dia daquele passeio incrível que você fará junto com seus familiares!
Todas as segundas-feiras você tem um compromisso marcado com o Programa Conexão Escola!
Que tal circular todos os dias do programa!
Agora, conte quantos programas Conexão Escola serão apresentados no mês de setembro?
Qual é o dia, o mês e o ano do seu aniversário?
Você sabe a data do aniversário das pessoas que moram com você?
NÃO? Então é hora de descobrir ….
MÃOS À OBRA!!
Pegue papel, lápis de cor, régua e junto com um familiar construa seu calendário com todos os meses do ano e anote nele a data do aniversário de todos, inclusive o seu!!!
Você pode anotar também a data do aniversário de todas as pessoas que você ama!
O aniversário daquela pessoa querida já passou e você não deu presente? E agora?
Vamos resolver essa questão!
Pegue uma folha de papel em branco, dobre em formato de cartão.
Agora pegue uma folha de revista velha, ou de jornal usado e faça uma dobradura bem legal, monte um cartão, escreva uma frase bem carinhosa e, juntamente com um abraço e um beijo presenteie a pessoa querida!
Não importa se o aniversário já passou, o que vale é a lembrança e o carinho!!!
Você não sabe fazer uma dobradura legal! E agora?
Não se preocupe, a professora Alda vai te ensinar!!
Com essa aula pra lá de divertida você vai aprender a empregar seu tempo em algo bastante produtivo!
Além de desenvolver a concentração, a coordenação motora, habilidades ligadas a Geometria, você ainda pode utilizar suas mão para criar seus próprios cartões, ilustrar a capa do caderno, da agenda e até decorar seu quarto!
Vamos lá, Professora Alda!
Componente | Habilidades |
Matemática | (EF01MA17-B) Reconhecer que um dia tem 24 horas, uma semana tem 7 dias, um mês tem 28, 29, 30 ou 31 dias, um ano tem 12 meses, utilizando situações cotidianas. (EF01MA17-C) Nomear os dias da semana e os meses do ano. (EF01MA17-E) Identificar datas significativas em calendários: aniversário, feriados, início e término do ano letivo, férias escolares. (EF01MA18-A) Identificar no calendário o mês atual, o mês que veio antes, o que virá depois (EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos. (EF02MA23-A) Realizar pesquisas sobre assuntos de interesse das crianças, como cor dos olhos, mês de nascimento, preferência por um time de futebol, preferência musical, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas ou barras, comunicando-os oralmente. (EF02MA15-A) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas, como círculo, quadrado, retângulo e triângulo, por meio de características comuns e propriedades, ter ou não lados e vértices, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos, em objetos do cotidiano, identificando e classificando de polígonos as figuras planas com lados. (EF02MA15-B) Relacionar as características e propriedades dos polígonos, com suas respectivas nomenclaturas, inclusive reconhecendo o círculo como uma figura não poligonal. |
Assista ao vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:
Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano