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O Brasil pelas mulheres

Olá pessoal, como estão? 

A atividade de hoje é muito interessante! 

Vamos conhecer personagens históricas.

Mulheres que sabiam o que queriam e cujo pensamentos e ações marcaram a história do nosso país! 

Começaremos por uma chamada Patrícia Rehder Galvão, a Pagu

Ela foi escritora, jornalista, produtora cultural e militante política brasileira. 

Vamos nessa? 


Mytikah | Pagu – Oz produtora – 6 minutos e 52 segundos

Pagu era muito autêntica! 

Genial o fato de ela não se importar com o que as pessoas falavam do jeito dela se vestir ou agir!

Você já ouviu falar da semana de arte de 1922

Foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo. 

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, pintura e escultura. 

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora. 

A segunda personalidade que apresentarei para vocês é Carolina de Jesus.

Ela nasceu em Minas Gerais e foi uma das primeiras escritoras negras do nosso país.  


Show da História – Canal Futura –

Você sabe o que é uma pessoa autodidata? 

É aquela que aprende sem ajuda de um professor. 

E vocês viram que a vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, não é? 

E com a DITADURA, a situação ficou ainda PIOR. 

Ditadura é quando o governo eleito a partir do voto é tirado do poder.

E esse poder fica nas mãos de uma pessoa ou grupo. 

Aqui no Brasil, os militares tomaram o poder e, através da força e violência, calavam os que lutavam contra eles! 

Ainda bem que, atualmente, há tentativas de reparação dessas injustiças, como a implementação das cotas raciais.

Elas são reservas de vagas em vestibulares, provas e concursos públicos destinadas a pessoas de origem negra, parda ou indígena. 

As cotas visam a acabar com a desigualdade racial e o racismo estrutural resultantes de anos de escravidão no Brasil, que ainda excluem pessoas negras e indígenas da universidade, do mercado de trabalho e dos espaços públicos. 

E não custa reforçar que todos somos iguais, independentemente da cor da pele. 

Como você ouviu no vídeo: Racismo é crime! 

Sintam- se inspirados, mantenham sempre “os pensamentos na cabeça” e pensem, perguntem, e questionem quando acharem algo injusto.

Se coloquem sempre! 


ATIVIDADE

Para saber mais sobre a ditadura, que tal você fazer uma pesquisa com os adultos da sua casa, em livros ou mesmo na internet?

Descubra mais sobre esse período no Brasil e sobre como foi retomado o direito ao voto no nosso país!

Foi uma época de muita esperança e muito, muito emocionante! 

Procure, também, saber sobre mulheres e homens que lutaram contra os chamados anos de chumbo, combinado?

Após você realizar a pesquisa, faça um resumo explicando em poucas linhas o que você aprendeu. Vamos lá. Boa atividade!


História(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Língua Portuguesa(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação
de dados e informações.
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos
discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
HABILIDADES