Olá pessoal, como estão?
A atividade de hoje é muito interessante!
Vamos conhecer personagens históricas.
Mulheres que sabiam o que queriam e cujo pensamentos e ações marcaram a história do nosso país!
Começaremos por uma chamada Patrícia Rehder Galvão, a Pagu.
Ela foi escritora, jornalista, produtora cultural e militante política brasileira.
Vamos nessa?
Pagu era muito autêntica!
Genial o fato de ela não se importar com o que as pessoas falavam do jeito dela se vestir ou agir!
Você já ouviu falar da semana de arte de 1922?
Foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo.
O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, pintura e escultura.
Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora.
A segunda personalidade que apresentarei para vocês é Carolina de Jesus.
Ela nasceu em Minas Gerais e foi uma das primeiras escritoras negras do nosso país.
Você sabe o que é uma pessoa autodidata?
É aquela que aprende sem ajuda de um professor.
E vocês viram que a vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, não é?
E com a DITADURA, a situação ficou ainda PIOR.
Ditadura é quando o governo eleito a partir do voto é tirado do poder.
E esse poder fica nas mãos de uma pessoa ou grupo.
Aqui no Brasil, os militares tomaram o poder e, através da força e violência, calavam os que lutavam contra eles!
Ainda bem que, atualmente, há tentativas de reparação dessas injustiças, como a implementação das cotas raciais.
Elas são reservas de vagas em vestibulares, provas e concursos públicos destinadas a pessoas de origem negra, parda ou indígena.
As cotas visam a acabar com a desigualdade racial e o racismo estrutural resultantes de anos de escravidão no Brasil, que ainda excluem pessoas negras e indígenas da universidade, do mercado de trabalho e dos espaços públicos.
E não custa reforçar que todos somos iguais, independentemente da cor da pele.
Como você ouviu no vídeo: Racismo é crime!
Sintam- se inspirados, mantenham sempre “os pensamentos na cabeça” e pensem, perguntem, e questionem quando acharem algo injusto.
Se coloquem sempre!
ATIVIDADE
Para saber mais sobre a ditadura, que tal você fazer uma pesquisa com os adultos da sua casa, em livros ou mesmo na internet?
Descubra mais sobre esse período no Brasil e sobre como foi retomado o direito ao voto no nosso país!
Foi uma época de muita esperança e muito, muito emocionante!
Procure, também, saber sobre mulheres e homens que lutaram contra os chamados anos de chumbo, combinado?
Após você realizar a pesquisa, faça um resumo explicando em poucas linhas o que você aprendeu. Vamos lá. Boa atividade!
História | (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.). (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. |
Língua Portuguesa | (EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações. (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |