You are currently viewing Ciência da Natureza – Nutrientes no organismo

Ciência da Natureza – Nutrientes no organismo

Olá, alunos! Os nutriente são substancias presentes nos alimentos que são importantes para o funcionamento do nosso organismo.

Atividade 1

A seguir, faça a leitura do texto sobre esse assunto:

Nutrientes e suas Funções: equilíbrio é fundamental quando se trata de alimentação saudável

      Quando o assunto é alimentação saudável, a maioria das pessoas tende a lembrar somente das famosas calorias e que, para manter a linha, a ordem é seguir aquela frase tão conhecida: “você tem de gastar mais do que você ingere”.

      Porém, é sempre bom lembrar que “estar na linha” nem sempre significa “estar saudável”, e que, obviamente, não devemos gastar mais do que o nosso corpo tem e necessita, pois ficaremos com saldo negativo. Vamos, então, entender um pouco melhor o papel dos nutrientes em nosso corpo e como eles nos ajudam a manter o organismo em dia.

O que são nutrientes?

      São todas as substâncias encontradas nos alimentos, que são úteis para o metabolismo orgânico e indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais dos organismos vivos, e consequentemente, para a boa manutenção da saúde. Dividem-se em macro nutrientes, aqueles presentes em grande quantidade nos alimentos, como é o caso de carboidratos, proteínas e lipídios (ou gorduras); ou micronutrientes, aqueles que se apresentam em quantidades pequenas, como minerais e vitaminas.

Fonte: https://alimentacaoemfoco.org.br/nutrientes-e-suas-funcoes/

Atividade 2

Responda as questões:

1. Qual é o papel dos nutrientes no nosso corpo?

2. Qual tipo de alimento devemos comer mais?

3. De acordo com a notícia da década de 1940, eram quatro produtos principais para a alimentação. Que produtos eram esses?   

SAIBA MAIS:

Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/a-importancia-dos-nutrientes-e-da-boa-alimentacao

Cicio da infância /Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoD
Componente Curricular:Ciências
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades individuais, idade, sexo, etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI15) Identificar hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamentos dos alimentos.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição, etc) entre as crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física, etc).