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Matemática – Números no dia a dia.

Oi pessoal! Vamos conhecer um pouco mais sobre  números naturais? Os números estão por toda parte ao  nosso redor e também aparecem em vários textos.


1° momento 

Leia o texto com atenção. 

… alguém que compreende as diferenças. 

 Você sabia que existem cães que são treinados para ajudar pessoas  com deficiência visual a se locomover? 

 Você já ouviu falar que o cachorro é o melhor amigo do homem, não é  verdade? Pois é, mas existem aqueles especialmente treinados para ajudar  pessoas portadoras de deficiência visual. Esses são chamados de cães-guia.  Vamos conhecer algumas curiosidades sobre eles. 

 De acordo com o Censo de 2010 (IBGE- Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística – é o principal provedor de informações geográficas  e estatísticas do Brasil),um pouco mais de 6 milhões de brasileiros declararam  ter grande dificuldade de enxergar e cerca de 530 mil não conseguem  enxergar de modo algum 

 Nós sabemos que existem lugares que não aceitam a entrada de animais,  nem mesmo de cachorros bem adestrados. Contudo, a Lei 11.126, de 27 de  junho de 2005, garante o direito às pessoas portadoras de deficiência visual  de ingressar e de permanecer em qualquer local juntamente com seu cão guia. Isso é válido para restaurantes, hotéis, shoppings, ônibus, táxis, avião  etc.

2º momento 

Agora acesse o vídeo e veja como o cão guia é importante na vida das  pessoas que possuem deficiência visual. 

“Dia a Dia do Cão-Guia – Todo Seu (01/05/18)” Canal: Todo Seu – https://www.youtube.com/watch?v=Qd-fL83jxmQ

O biólogo e repórter convidado  Diego Sanchez mostra como é o dia a dia do cão-guia e como é o seu  treinamento com a deficiente visual Thays Martines e seu fiel escudeiro Diesel. 

Fonte: Imagem tirado do livro do Buriti do 5 ano de 2019 Cecilia von Beroldíngen comseu cão-guia, na Califórnia, em 2011

3° momento 

1. Reflita com sua família: se você encontrar um portador de necessidade visual  sozinho tentando atravessar a rua. Qual seria a sua atitude? 

2.Converse com seus familiares e veja se conhecem alguma pessoa com  necessidades especiais. Na sua família existe alguém com alguma deficiência?  Se existe, qual a deficiência? E quantos são? 

Agora é a sua vez! Faça o registro no caderno. 

3.Baseando nos anos de referências que aparecem no texto e na imagem, 2010, 2005, 2011 e 2019, como poderíamos decompor esses números? 

Veja o exemplo: 

1234= 1000+ 200+ 30+ 4 

4. Podemos escrever os números de formas diferentes, escreva esses números que aparecem no texto, usando somente algarismos: 

6 milhões 

530 mil 

4° momento 

1. Juntamente com sua família vejam a pesquisa no link abaixo, sobre as  principais causas de deficiências visuais, use os dados numéricos e no final faça  um gráfico com as informações apresentadas na pesquisa. 

http://www.portaldaoftalmologia.com.br/noticias/593-tipos-e-causas-de-deficiencia%20visual

Veja esse exemplo: 

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa de Informações Básicas  Municipais. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/default.shtm. Acesso em: 20 mar. 2013.


2. Aproveitando o exemplo do gráfico acima, vamos escrever no caderno as  informações básicas municipais em ordem crescente.


Saiba Mais |  Referências:

“Thays Martinez é pioneira na luta por cão-guia” Canal: Jornal da Gazeta – https://www.youtube.com/watch?v=DOGTAOgDHSE

“Papo Aberto – Thays Martinez comenta sobre o livro “Minha vida com Boris” – 22/08/11 – Parte 3″ Canal: TV Canção Nova – https://www.youtube.com/watch?v=JoPVXphsuyo

Objeto de  ConhecimentoDados numéricos  -Leitura, escrita e ordenação de números naturais de até  seis ordens. – Gráfico. Cidadania e respeito as diferenças. – Os direitos dos deficientes visuais.
Habilidades Matemática(EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de  milhar com compreensão das principais  características do sistema de numeração decimal,  com e sem a utilização de material manipulável. (EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos  apresentados em textos, tabelas e gráficos de  colunas ou linhas, referentes a outras áreas do  conhecimento ou a outros contextos, como saúde e  trânsito, com ou sem planilha eletrônica.
História(EF05MA24-B) Produzir textos, descrever, com o  objetivo de sintetizar conclusões a respeito dos dados estatísticos em tabelas e gráficos de colunas  ou linhas, referentes a outras áreas do  conhecimento ou a outros contextos, como saúde e  trânsito. (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os  princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos  direitos humanos. (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista  de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo o como conquista histórica. (GO-EF05HI05-A) Entender o processo de luta e  construção da cidadania como direito universal de  todos os povos.
Proponentes/  Professores:Edineide da Cunha Rodrigues
Instituição  Educacional:Escola municipal Santo Antônio.
CRE: Central 

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo