You are currently viewing Números

Números

Olá crianças! Você sabia que quando temos duas ou mais quantidades de objetos diferentes, podemos compará-las indicando onde tem mais, menos ou a mesma quantidade? Com os números podemos fazer muitas coisas, saber quem vem antes e quem vem depois, contar, identificar, utiliza-los até mesmo em brincadeiras, jogos e muito mais.


ATIVIDADE 1- 

Para que servem os números? Como posso usar os números no meu dia a dia? Assista ao vídeo do Ludi que explica um pouco sobre a importância dos números na nossa vida e depois responda em seu caderno.

Porque existem os números.

“Por que existem os números?”Canal: Ticolicos – Canal Infantil – https://www.youtube.com/watch?v=hxTtaLC_pW4

1 – Qual o número da sua casa?

2 – O papai ou a mamãe tem telefone? Qual o número do telefone deles?

3 – Alguém na sua casa tem carro ou moto? Se tiver, qual o número da placa desse meio de transporte?

4 – Quantas pessoas moram na sua casa?

Podemos observar que os números são utilizados para muitas situações não é mesmo. Então agora vocês estão prontos para a próxima atividade.

ATIVIDADE 2- 

Agora vamos trabalhar com quantidades.

Analisar a lista disponível no template com o nome e a quantidade dos alunos que pertencem aquela turma. Em seguida, no caderno, copiar o modelo da atividade contendo a tabela e registrar através da contagem a quantidade de meninos e meninas que integram a turma. O registro poderá ser feito através de risquinhos, desenhos, ou outro modo que a criança encontrar.

O vídeo a seguir pode ajudar você a trabalhar com as quantidades e a fazer comparação e o registro das mesmas.

Comparando quantidades 

“COMPARANDO QUANTIDADES” Canal: Dalvanir Oliveira – https://www.youtube.com/watch?v=0p_XHaL73PA

Compartilhar com o seu responsável que solução foi utilizada para resolução do problema.

Crianças, como vocês completaram a tabela?


Saiba Mais | Referências:

“Aprendendo a contar e identificar quantidade” Canal:Ensinando meu filho – https://www.youtube.com/watch?v=qNBWqy5bCzk

“CONTAGEM E QUANTIDADE”Canal: A Arte de Ensinar e Aprender – https://www.youtube.com/watch?v=Ka0raF1TUmE

“JOGO: CARECA CABELUDO” Canal:Taise Agostini
https://www.youtube.com/watch?v=_XttCfEnK_Y

Objeto de ConhecimentoConjuntos: Quantificação de elementos.
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF01MA02-D) – Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais: dedos das mãos e pés, pedrinhas, palitos.(EF01MA03) – Estimar e comparar quantidades identificando a que tem mais e a que tem menos, em torno de 20 elementos, em situações problematizadoras, como pontos marcados por jogadores em campeonato, usando termos a mais, a menos, igual, diferente.

Proponentes/ Professores:Professora: Daniella  Serra Hortêncio Professora: Karolinna S. P. AragãoProfessora: Patricia CarvalhoProfessor: Paulo Guimarães Júnior
Instituição Educacional:Escola Municipal Luzia de Souza Fiúza
CRE:Jarbas Jayme

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º Ano – Educação Financeira e Empreendedorismo