Olá crianças! Você sabia que quando temos duas ou mais quantidades de objetos diferentes, podemos compará-las indicando onde tem mais, menos ou a mesma quantidade? Com os números podemos fazer muitas coisas, saber quem vem antes e quem vem depois, contar, identificar, utiliza-los até mesmo em brincadeiras, jogos e muito mais.
ATIVIDADE 1-
Para que servem os números? Como posso usar os números no meu dia a dia? Assista ao vídeo do Ludi que explica um pouco sobre a importância dos números na nossa vida e depois responda em seu caderno.
Porque existem os números.
1 – Qual o número da sua casa?
2 – O papai ou a mamãe tem telefone? Qual o número do telefone deles?
3 – Alguém na sua casa tem carro ou moto? Se tiver, qual o número da placa desse meio de transporte?
4 – Quantas pessoas moram na sua casa?
Podemos observar que os números são utilizados para muitas situações não é mesmo. Então agora vocês estão prontos para a próxima atividade.
ATIVIDADE 2-
Agora vamos trabalhar com quantidades.
Analisar a lista disponível no template com o nome e a quantidade dos alunos que pertencem aquela turma. Em seguida, no caderno, copiar o modelo da atividade contendo a tabela e registrar através da contagem a quantidade de meninos e meninas que integram a turma. O registro poderá ser feito através de risquinhos, desenhos, ou outro modo que a criança encontrar.
O vídeo a seguir pode ajudar você a trabalhar com as quantidades e a fazer comparação e o registro das mesmas.
Comparando quantidades
Compartilhar com o seu responsável que solução foi utilizada para resolução do problema.
Crianças, como vocês completaram a tabela?
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Conjuntos: Quantificação de elementos. |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF01MA02-D) – Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais: dedos das mãos e pés, pedrinhas, palitos.(EF01MA03) – Estimar e comparar quantidades identificando a que tem mais e a que tem menos, em torno de 20 elementos, em situações problematizadoras, como pontos marcados por jogadores em campeonato, usando termos a mais, a menos, igual, diferente. |
Proponentes/ Professores: | Professora: Daniella Serra Hortêncio Professora: Karolinna S. P. AragãoProfessora: Patricia CarvalhoProfessor: Paulo Guimarães Júnior |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Luzia de Souza Fiúza |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma B – 2º Ano – Educação Financeira e Empreendedorismo